sexta-feira, novembro 25, 2016

Chuva em Sandman







Sempre gostei de ver a chuva a varrer obliquamente a minha cidade, ou a criar salpicos nas tumultuosas águas de um mar coberto de manto cinzento. Cenários melancólicos, encharcados de chuva.

Há anos que, impressionado por imagens de intempéries desenhadas na BD, reproduzidas, por vezes, com singular estética realista, sinto o impulso de mostrar neste blogue algumas dessas vinhetas de banda desenhada, cuja beleza plástica me impressiona a sensibilidade.

Alguma vez teria de ser, e a decisão de o fazer surgiu, como imperativo inadiável, ao ler/ver/admirar mais um volume da notável obra de arte sequencial intitulada Sandman Mestre dos Sonhos, criada pelo argumentista/escritor Neil Gaiman, com o apoio de vários artistas. No caso sob análise, é o episódio Vidas Breves,no capítulo 2, desenhado por Jill Thompson, com arte-final de Vince Locke, e colorização de Danny Vozzo.

"It always rains on the unloved/Wet dreams"

Cada vinheta, cada prancha, cada capítulo, cada volume, enleva-nos, fascina-nos. Arte a um nível superlativo, esta maravilha gráfico-literária, Sandman.

Um sincero elogio à editora Levoir, e às equipas portuguesas que trabalham na edição portuguesa. Nestas Vidas Breves, a equipa é a seguinte: Coordenação editorial, José de Freitas; Design da capa, Silva! designers; Tradução, Pedro Vieira de Moura; Grafismo e legendagem, Frederica Clara de Armada, Rui Alves   

Sem comentários: