domingo, maio 08, 2016

Lisboa nos Contos Inéditos de Filipe Melo






São bem conhecidas facetas da intensa actividade artística de Filipe Melo: músico de jazz, professor dessa especialidade, esporádico realizador de cinema e, finalmente - com assinalável persistência - argumentista/guionista de BD, co-criador da obra de invulgar impacte popular, As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, com o quarteto mais famoso da moderna arte sequencial portuguesa, Dog Mendonça, Pizzaboy, Pazuul e Gárgula, criado pelo trio autoral Filipe Melo, o escritor da trama ficcional, Juan Cavia, o talentoso ilustrador, e Santiago Villa, o competente colorista. 

Após o êxito dos três volumes anteriores - a obra já tem versão no Brasil e uma edição pirata na Turquia - surge agora, 2016, a versão portuguesa da colectânea de episódios curtos sob o título Os Contos Inéditos de Dog Mendonça e Pizzaboy, publicados originalmente nos Estados Unidos da América pela revista Dark Horse Presents, posteriormente reunidos em livro pela Dark Horse Comics.

Há mais uma vez, nesta obra, um pormenor gratificante para os lisboetas, como é o caso do autor destas linhas: Lisboa surge com frequência nos cenários destas extraordinárias aventuras, que merecem ser lidas/vistas. E é também da Mui Nobre e Sempre Leal Cidade  que se registam aqui no blogue as imagens visionáveis no topo do post.

O volume aparece valorizado por ilustrações originais de Ricardo Cabral, Filipe Andrade, Jorge Coelho e Joana Afonso.

Edição portuguesa:
Edições Tinta-da-China, Lda. 
Lisboa  

--------------------------------------
APRESENTAÇÃO DOS AUTORES E DA OBRA "AVENTURAS DE DOG MENDONÇA E PIZZABOY"

- Começaram por ser INCRÍVEIS - no título e na trama ficcional - as "Aventuras de "Dog Mendonça e Pizzaboy", que tiveram início em 2010;

- Passaram a EXTRAORDINÁRIAS em 2011, no título do 2º episódio, subintituladas APOCALIPSE;

- A extensa novela gráfica completou-se em 2013, adjectivada dessa vez como FANTÁSTICAS AVENTURAS, com as mesmas personagens no 3º episódio, e último, subintitulado REQUIEM, vocábulo que na raiz latina significa "DESCANSO".
É de facto o descanso do trio de autores luso-argentinos, criadores da trilogia, e que se chamam

. FILIPE MELO - argumentista/guionista
. JUAN CAVIA - desenhador
. SANTIAGO VILLA - colorista

Vejamos dois ou três elementos biográficos de cada um deles:


                                 Filipe Melo (à esquerda) e Juan Cavia (à direita)


- FILIPE MELO nasceu em Lisboa em 1977. Estudou Jazz no Hotclube de Portugal, em Lisboa, e no Berklee College of Music, em Boston.
No Cinema já tem valiosa participação: produziu e escreveu o argumento do filme "I'll See You In My Dreams", em 2003, vencedor no Fantasporto nesse mesmo ano, e distinguido com o troféu Méliès d'Or, também em 2003.
Para a televisão realizou em 2007 uma série de seis episódios, com interpretação de Manuel João Vieira, intitulada "Um Mundo Catita".
Na BD estreou-se em 2010 como argumentista com a obra As Incríveis [Extraordinárias, Fantásticas] Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy.

- JUAN CAVIA nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1984. Tem trabalhado como storyboarder e concept designer para produtoras de publicidade. É também cenógrafo de várias longas-metragens, entre as quais se destaca "El Secreto de Sus Ojos", vencedor do Óscar da Academia de Hollywood para o Melhor Filme Estrangeiro em 2010.
Na banda desenhada tem agora a seu crédito os desenhos da trilogia As Incríveis [Extraordinárias, Fantásticas] Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, além de estar a trabalhar para a editora americana Dark Horse Comics.


- SANTIAGO VILLA é também argentino, nascido igualmente em Buenos Aires, no ano de 1986.
Estudou no Instituto Universitário Nacional de Las Artes (IUNA) em Buenos Aires, e no Instituto IMAGE (Cinema de Animação).
Trabalha desde 2006 nas áreas Áudio-Visual, Editorial e de Vídeo-jogos.
Passou a ter no seu currículo o notável trabalho de colorização das Incríveis/Extraordinárias/Fantásticas Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, uma trilogia marcante na banda desenhada portuguesa e argentina.


- Ao trio formado por Melo, Cavia e Villa, será justo acrescentar Pedro Semedo, autor da excelente legendagem, e Bruno Ma (um português de ascendência chinesa) que colaborou no terceiro capítulo com um layout.

---------------------------------------- 
Os visitantes interessados em ver as anteriores vinte postagens poderão fazê-lo clicando no item Lisboa na Banda Desenhada, incluído em rodapé

Sem comentários: