domingo, fevereiro 14, 2016

Curtas de BD




Em Busca da Solidão (História Muda), é um exemplo das bandas desenhadas curtas e mudas publicadas no Almanaque Bertrand, editado pela Livraria Bertrand, de Lisboa, durante muitos anos - o volume cuja capa se pode ver nas ilustrações do post, datado de 1941, correspondia já ao 42º Ano.(*)

O conteúdo dos almanaques era muito variado. Nesta edição falava-se, por exemplo, da Exposição do Mundo Português, em Lisboa, que se tinha inaugurado no dia 23 de Junho de 1940, havia problemas para decifrar, tipo "Salto de Cavalo", artigos dedicados a assuntos díspares, indo de "O Castelo de Guimarães" passando por "O Altar de Prata da Sé do Porto", indo até "Sintra e os Ingleses", ou "O Novo Brazão de Armas de Lisboa" (Mui Nobre e Sempre Leal Cidade de Lisboa).

Na componente ilustrativa apareciam numerosas anedotas ilustradas e, o que é indispensável para este blogue, algumas bandas desenhadas, de que é exemplo a que está mencionada no início do texto, e que fica reproduzida no topo da postagem.   
(*) Uma peça comprada numa loja tipo alfarrabista, aberta em data recente no meu bairro, o Alvalade.    
---------------------------------------------------
Os interessados em ver as postagens anteriores do mesmos temas poderão facilmente fazê-lo clicando nos itens Curtas de BD ou Sem Palavras visíveis no rodapé.

2 comentários:

Pepe disse...

Ah saudosista

Geraldes Lino disse...

É coisa que não sou. Comprei aquele exemplar, que encontrei por acaso numa loja que tem muitos álbuns de BD a preços de saldo, apenas devido ao facto de aquele almanaque ter algumas bandas desenhadas, e poder registar esse pormenor no blogue.

Mas aproveito para comentar: depois de um período de grande frenesim, a editares e a realizares exposições de BD, deixei de ter notícias tuas. Podes explicar o porquê desse brusco silêncio.