domingo, janeiro 24, 2016

Autor de BD como personagem da sua banda desenhada - David Campos em "Kassumai"











Rememorar momentos da sua própria vida é uma tendência comum a escritores e a autores de BD em especial.

No que se refere às descrições pessoais e de vivências suas, é perfeitamente compreensível que a própria imagem do desenhador seja usada no papel da personagem principal.

Na novela gráfica "Kassumai", o seu autor, David Campos, relata por palavras e imagens, a sua estada na Guiné-Bissau, entre Novembro de 2006 e Maio de 2007, no âmbito de uma acção de apoio à população de S. Domingos, organizada por parceria constituída entre uma Organização Não Governamental-ONG e a Câmara Municipal do Montijo.

Assistimos, graças às imagens realistas que David desenha - muitas delas com subtil apoio fotográfico - a sequência de momentos que desenha e escreve, desde confissões inesperadas (algo como "vou acabar de ler os Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez e passar a usar o livro para o pôr em cima dos desenhos quando quero digitalizá-los"), ou análises amargas das realidades que enfrenta naquele país, onde o trabalho duro é executado maioritariamente por mulheres e crianças. 

David Campos inclui-se como personagem na participação das situações ou, no mínimo, como observador.

É uma obra que se sente prenhe de emotividade perante uma realidade tão dura, que claramente se imprime na sensibilidade de um observador jovem e sensível ao registar literária e imageticamente vários momentos marcantes da sua imersão, mesmo que apenas durante cerca de sete meses, num contexto social e humano com aspectos de desigualdade gritantes. 

------------------------------------------
DAVID CAMPOS

Síntese biobibliográfica

Nasceu em 1979, em Medons la Forêt, França.

Aos quatro anos veio com a família para Portugal, e passou a residir no Montijo. 

Tirou o curso de Formação Profissional de Desenho Animado (ETIC) e também o de Escrita para Multimédia e Audiovisuais, e no AR-CO o curso de Ilustração e BD.

Trabalha actualmente como animador 2D digital.

Tem editado alguns zines (os do Meteoro Imprevisível, Bhikkú), participou nas antologias Destruição e Futuro Primitivo. É um dos organizadores da F.E.I.A. (Feira de Edição Independente e de Autor).

Colaborou no fanzine Efeméride (nº5-Julho 2012) com vários outros autores, com um episódio dedicado à obra "Corto Maltese no Século XXI".    

Em 2013 foi editada a sua primeira obra de fôlego sobre as memórias de uma breve estada na Guiné-Bissau intitulada Kassumai. Algumas partes desta obra já tinham sido publicadas em fanzines, mas acrescentou vários episódios, algo fragmentários, mas que se encaixam no todo.
              
------------------------------------------
Para os interessados em visionar as postagens anteriores dos temas Autor de BD como personagem da sua banda desenhada, ou Cameo basta clicarem nesses itens que aparecem escritos no rodapé.
 ------------------------------------------
 Entretanto, para se ver a lista de autores e personagens anteriormente focados, aqui a ponho visível:

(XVI) - Março 21 - Joe Kubert
2014
(daqui para cima)

(XV) - Outubro 21 - Pedro Brito

2012 (daqui para cima)

(XIV) - Outubro 8 - Nuno Saraiva
(XIII) - Março 29 - Fernando Bento
2011 (daqui para cima)

(XII) - Maio 23 - JCoelho
2010 (daqui para cima)

(XI) - Fev. 25 - Pedro Manaças
2009 (daqui para cima)

(X) - Fev. 10 - Moebius
2008 (daqui para cima)

(IX) - Fev. 27 - C. Zngr (Carlos Corujo "Zíngaro")
2007 (daqui para cima)

(VIII)-Set. 11 - Art Spiegelman
(VII) - Ag. 29 - Nuno Markl
(VI) - Ag. 20 - Pedro Morais (desenhador), Luís Almeida Martins (argumentista)
(V) - Jul. 7 - Augusto Trigo
(IV) - Jun. 26 - Nuno Saraiva
(III) - Maio, 5 - Crumb
2006 (daqui para cima)

(II) - Nov. 16 - João Maio Pinto (desenhador), Esgar Acelerado (argumentista)
(I) - Out. 25 - Uderzo (desenhador), Goscinny (argumentista)
2005 (daqui para cima)

2 comentários:

pco69 disse...

Eu diria que falta a Mosi e o seu Altemente.

Geraldes Lino disse...

Sim, tem razão, Mosi está do princípio ao fim do Altemente. Ainda há uns dias estive com ela na inauguração de expo dedicada a essa obra na Livraria Leituria (em Lisboa, conhece?) e tive essa noção. Mas não queira saber quantos autores que também se inserem nessa situação. Estou a lembrar-me do Relvas (fiz há pouco um post acerca dele, visto que tem amanhã, 14 Jan.2017, uma exposição na Bedeteca da Amadora). O Augusto Trigo é outro autor com frequência que se mete nas suas próprias bandas desenhadas. Também o Aragonès gosta de participar nos episódios com o seu herói Groo... Hergé aparece algumas vezes nas aventuras do Tintim e até nas do Quim e Filipe (Quick e Flupke)... Tantos outros. Mas tenho sempre imensas coisas para pôr no blogue, notícias que não podem esperar, temas vários que já iniciei e quero continuar (Autógrafos desenhados, por exemplo)...