quinta-feira, novembro 12, 2015

Teaser (VI) - As Aventuras de Fernando Pessoa em BD

 




Foi iniciada em Outubro de 2007 num blogue (*), passados oito anos está finalmente terminada a obra em BD "As Aventuras de Fernando Pessoa Escritor Universal" e pronta para ser posta à venda, o que irá acontecer a partir do fim-de-semana de 14 e 15 do corrente mês de Novembro, nas FNACs, Bertrands, Bulhosas, El Corte Inglés, Barata e mais de 150 livrarias espalhadas pelo país.

Não foi fácil a tarefa de Miguel Moreira, a escrever o argumento e a desenhar, e Catarina Verdier a colorir, tendo em vista a extensão da obra que se compõe de 176 pranchas/páginas.

A obra terá uma primeira apresentação na Livraria Almedina (do C.C.Saldanha), dia 26 de Novembro, às 18:30 horas, com a presença dos autores.

-------------------------------------------
NOTAS DE LEITURA DE JERÓNIMO PIZARRO 
Jerónimo Pizarro é Professor da Universidad de los Andes, Titular da Cátedra de Estudos Portugueses do Instituto Camões na Colômbia e Doutor pelas Universidades de Harvard (2008) e de Lisboa (2006), em Literaturas Hispânicas e Linguística Portuguesa. 

Banda Desenhada sobre a vida de Fernando Pessoa, mereceu a este ilustre Pessoano uma avaliação muito positiva e encorajadora.
Diz o Professor e Ensaísta:
 
«... este é um Pessoa que se reconhece e se descobre. Há um poeta byroniano, mas também um menino que faz cócegas à Teca; há um aluno estrangeirado, mas também um adolescente que colecciona selos; há um empregado da Baixa, mas também um jovem que começa a fumar e percebe que precisa de usar óculos... Descobre-se, porque enquanto Miguel sonha Pessoa, retrata-o e revela espaços, a que a Catarina dá cor, vemos momentos que nunca vimos, lemos diálogos que nunca ouvimos, percorremos ruas onde Pessoa não se fotografou. 
Gosto, por exemplo, do momento em que Sá-Carneiro exclama «viva o paulismo»; em que Ferro diz que Caeiro deve ser um lepidóptero; em que Pessoa se esconde no mercado da Praça da Figueira para escapar a uma sova monumental».

Acrescenta ainda Jerónimo Pizarro:
«Miguel e Catarina conseguiram transformar a vida de Pessoa numa aventura, através de um texto bem informado e de uns desenhos sóbrios, com momentos de uma elegância inegável. Adoro esse Pessoa silencioso, simplesmente a caminhar, a ler, a pensar, a observar, que atravessa o livro em muitas páginas».

-------------------------------------------
MIGUEL MOREIRA

Síntese biográfica

Miguel Moreira é licenciado em artes plásticas pela Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha e "dedicou-se desde então a conhecer Fernando Pessoa e a sua obra com o propósito de realizar uma banda-desenhada sobre esse desconcertante artista e pensador.
------------------------------------------------ 
CATARINA VERDIER

Síntese biográfica

Catarina Verdier frequentou a Escola Secundária de Ensino Artístico António Arroio, em Lisboa, de 1994 a 1997. 
Realizou os seus estudos universitários na Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha entre 1997 e 2003 e colaborou na realização da biografia de Fernando Pessoa em banda-desenhada, como colorista, durante o período de 2004 a 2014.
---------------------------------------------------- 
(*) http://lmigueldsm.blogspot.com/

----------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver/ler os "posts" relacionados com postagens anteriores do tema "Teaser", poderão fazê-lo, bastando para tal clicar sobre o item Teaser, visível aqui por baixo no rodapé  

Sem comentários: