segunda-feira, outubro 26, 2015

Lançamento



A obra Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação adaptada em banda desenhada é um dos pontos altos da carreira de José Ruy, enquanto autor de BD.

A elevada qualidade gráfica desta adaptação tem-lhe granjeado grande sucesso. Tanto assim que, vinte anos depois da terceira edição, vai ter lançamento hoje, 2ª feira, 26 de Outubro de 2015, pelas 18h30, uma 4ª edição no Centro Nacional de Cultura, sob apresentação do Prof. Guilherme de Oliveira Martins.

Centro Nacional de Cultura
Largo do Picadeiro, nº 10-1º (Chiado)
Lisboa

-------------------------------------------------------
JOSÉ RUY

Síntese biobibliográfica

José Ruy Matias Pinto nasceu na Amadora a 9 de Maio de 1930. 
Cursou Artes Gráficas na Escola António Arroio, onde foi discípulo de Mestre Rodrigues Alves, e frequentou habilitação a Belas-Artes. 
Iniciou-se como desenhador com apenas 14 anos na revista infanto-juvenil O Papagaio, tendo publicado ao longo da sua carreira numerosos álbuns de banda desenhada, com destaque para Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação, Os Lusíadas, Autos de Gil Vicente, Porto Bomvento, e História (actualizada) da Amadora. 
Tem colaborado em diversos jornais e revistas, nomeadamente em O Papagaio, O Mosquito, (de que editou e dirigiu a 2ª série), Cavaleiro Andante e Selecções BD
Expôs com sucesso em vários países da Europa, na China, no Japão e no Brasil. 
Foi o primeiro autor a ser galardoado com o Prémio de Honra do Festival de Banda Desenhada da Amadora, em 1990. No ano seguinte foi distinguido com a Medalha Municipal de Ouro de Mérito e Dedicação da sua cidade natal. 
----------------------------- 

Os interessados em ver as postagens anteriores poderão fazê-lo clicando no item Lançamentos inscrito no rodapé

Sem comentários: