quinta-feira, agosto 27, 2015

Exposições BD Avulsas - Viriato em Viseu




Viriato, personagem histórica importante, ao longo dos tempos atraiu a atenção de vários autores de BD, designadamente José Garcês (*), Eugénio Silva, a dupla Artur Correia, desenhador, e António Gomes de Almeida, argumentista, bem como a de Victor Mesquita, autores consagrados da banda desenhada portuguesa.

Mas também de alguns outros, uns já bem conhecidos (João Amaral), outros menos, considerando a generalidade dos apreciadores de BD mais novos, casos de Pedro Castro, Salomão, Crisóstomo Alberto.

Qual o motivo de mencionar estes autores que se interessaram por Viriato? Porque, em Viseu, vai estar montada uma mostra essencialmente de banda desenhada (*) dedicada àquela personagem histórica, com colaborações de vinte e um autores. 

Além deste motivo de interesse, haverá um brinde adicional: um álbum com recolha da citada obra "Viriato", executada por José Garcês originalmente na revista Cavaleiro Andante, e nela publicada no sistema de "continua no próximo número" no início da década de 1950.

Eis a lista dos nomes de autores (banda-desenhistas, ilustradores, cartunistas) representados na exposição, listagem essa que recebi por amabilidade de um dos comissários da exposição, Carlos Alberto Almeida:


Artur Correia
José Ruy
Mara Mendes
José Garcês
Miguel Rebelo
Augusto Trigo
Pedro Emanuel
José Almeida
Eugénio Silva
Baptista Mendes
João Amaral
Paulo Medeiros
Pedro Albuquerque
Fernando Santos Costa
Pedro Ribeiro
Carlos Rico
E.T. Coelho (falecido)
Daniel Almeida
Carlos Almeida
Ricardo Ferreira
António Lança Guerreiro


(*) De facto, além de bandas desenhadas, a exposição abarca ilustrações, cartunes, desenhos digitais, gravuras, também pinturas, alusivas a Viriato



Informações práticas:

Datas: 

Início: A exposição inaugura-se a 30 de Agosto, Domingo próximo.

Fim: As pranchas de BD estarão patentes ao público até 13 de Setembro de 2015.

Local: Museu da Electricidade - Espaço EDP - Feira de São Mateus - Viseu  


(*) O Cartaz da exposição é da autoria de José Garcês
------------------------------------------------------------------

JOSÉ GARCÊS

Síntese biobibliográfica

José dos Santos Garcês, Lisboa, Julho de 1928. 
Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio. 
Iniciou-se na Banda Desenhada no jornal infanto-juvenil O Mosquito. Para lá fez "O Inferno Verde", a sua primeira bd aos dezoito anos, tendo posteriormente colaborado em O Papagaio e no Camarada. Encontramo-lo também na Fagulha, revista infantil editada entre 1958 e 1974, preenchida por muitas bandas desenhadas e colaborações literárias cuja autoria, em ambas as vertentes, era feminina na sua maioria, e intencionalmente projectada para leitura das raparigas.
Mas também houve alguns autores a colaborarem, José Garcês, foi um deles, embora quase sempre sob argumentos escritos por mulheres, o que prova a forte influência feminina na revista.
Nessas condições, lá se encontram numerosas histórias suas - chega a haver duas em publicação simultânea! -, como seja "O Camaroeiro Real" (com Isabel Falcão a escrever o argumento), "O Elefante Branco" (sendo o argumento assinado por Madressilva), "A Grande Caçada" (no argumento, Maria Clara Tavares da Silva), "O Terror da Floresta", história escrita por Teresa Sampaio. 
Esta copiosa produção que comporta várias bandas desenhadas no género animalista, acontece em paralelo com bedês suas no período 1952/61 para o Cavaleiro Andante, publicação periódica que marca toda uma vasta camada de leitores, onde é mostrada uma das suas importantes obras de carácter histórico intitulada "Viriato".
Aliás, neste género se baseia grande parte da sua carreira na BD, bem como na adaptação de obras literárias, caso de "Eurico, o Presbítero", de Alexandre Herculano, que fez para o suplemento Joaninha da revista Modas e Bordados. Afora as já citadas publicações com colaboração sua, há que acrescentar outros títulos: Lusitas, Girassol, Titã, Falcão, Zorro, Pisca-Pisca, Mundo de Aventuras, Tintin, Fungagá da Bicharada, Selecções BD (2ª série). 
Também se encontra trabalho seu em suplementos de jornais, em fanzines e obras várias. Nos primeiros, além do já mencionado Joaninha, passou igualmente pelo Pim-Pam-Pum, acompanhante infantil do jornal O Século, pelo Pirilim (1979/80), suplemento de O Comércio do Porto e pelo suplemento/revista Notícias Magazine, englobado nos jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias, tendo entre vários outros autores, criado um episódio para a personagem "Maria Jornalista". 
Nos fanzines, além de ter sido faneditor, em 1944, de O Melro, um fanzine avant la lettre, ou seja, quando entre nós ainda se desconhecia o conceito, autorizou a publicação de obras antigas suas nesses magazines amadores, pelo que nesse quadrante se encontra representado no Almada BD Fanzine e Cadernos Sobreda BD. Em 2007 voltou a colaborar num fanzine, o  Efeméride, com um episódio curto, de prancha única, dedicado ao Príncipe Valente.  
No capítulo das obras várias merece relevo o episódio "Os Argonautas", em seis pranchas a cores e alguma carga erótica na obra colectiva "Vasco Granja... 1000 Imagens", editada em 2003, onde introduz como personagens, além do homenageado, José Ruy e Machado Diniz.
Em álbum, é logo no início dos anos 1960 que, pela primeira vez, obra sua aparece. Tratou-se de volume colectivo, acompanhado por Baptista Mendes, Hernâni Lopes, José Antunes, José Ruy, Manuel Ferreira e Victor Paiva, sob o título genérico "Grandes Portugueses". A sua colaboração restringe-se ao primeiro de dois tomos, nela tendo desenhado seis episódios de uma só prancha dedicados a personagens históricas: Viriato, Infante D. Henrique, Serpa Pinto, entre outras. Cerca de vinte anos mais tarde, em 1983, a Editorial Futura recupera para álbum uma sua antiga adaptação literária de obra de Alexandre Herculano à BD, "Eurico o Presbítero".
Entre 1986 e 1989, sob texto de A. do Carmo Reis, desenha a sua obra de maior fôlego (quatro volumes) a "História de Portugal".
Sucessivamente, Garcês foi realizando sozinho ou trabalhando com argumentista, uma longa série de obras de BD publicadas em álbum. 
De 1988 até hoje os títulos sucedem-se: "Bartolomeu Dias", "O Tambor/A Embaixada", "Cristóvão Colombo Agente Secreto de João II" (dois tomos), "D. João V - Uma Vida Romântica", "História do Jardim Zoológico de Lisboa em Banda Desenhada", "História da Guarda-Oitocentos Anos de Cidade", "História de Oliveira do Hospital-Povo Valoroso Passado Heróico", "História do Porto em BD", "História de Ourém", História de Pinhel", "História de Faro em BD", "O Lince Ibérico".
Está prestes a sair a reedição em álbum da obra "Viriato", publicada originalmente na revista Cavaleiro Andante (previsto o lançamento na inauguração em Viseu da exposição "Viriato na BD") e também está em vias de edição "A História de Silves em BD". 
Geraldes Lino

Nota: A foto de José Garcês é da autoria de seu filho Ricardo Garcês          
-------------------------------------------------------------


----------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver notícias sobre exposições anteriores poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD Avulsas 


Sem comentários: