domingo, março 22, 2015

BD portuguesa em revistas não especializadas - Revista Gerador - Autor: Xico Santos




Um veterano apreciador de BD, como é o meu caso, sente a falta da existência de uma revista daquelas "à antiga", com várias bandas desenhadas autoconclusivas e mais umas tantas no género de "continua no próximo número".

Já não há. Por isso exulto quando encontro uma qualquer publicação que inclui espaço para algumas páginas de BD, embora essa publicação seja consagrada essencialmente a outros temas.

E encontrei mesmo. Título: Revista Gerador.

Apresentação: capa de grafismo moderno mas com elementos gráficos a remeter-nos para tempos idos, incluindo uma cercadura à base de figuras de ambos os sexos com vestuário regional. Quanto ao miolo: excepcional apresentação gráfica.

E, lá está, um espaço dedicado à BD!

Uma bd curta (sete pranchas/páginas) sob o título "Em Ti Vi Vida", com argumento e desenhos de Xico Santos, a tratar temas fortes: amor entre mulheres e adopção entre casais do mesmo sexo. 
Uma peça corajosa de conteúdo invulgar e bem desenhada, de que apenas mostro duas pranchas/páginas no topo do "post".

Esclareço que, entretanto, já sairam mais dois números da Revista Gerador. Com BD, como Zeus manda. Disso falarei aqui um dia desses. Pode demorar... (na BD há sempre muita coisa a divulgar, e ainda bem).

Mais um pormenor relacionado com BD: há colaboração de três personagens ligadas ao tema. Uma a desenhar, com uma ilustração (Fil) e duas no argumento: Gabriel Martins, a historiar em curta síntese a BD portuguesa, e Filipe Melo, este a remexer com conhecimento de causa em duas artes, Jazz e Cinema. 

Ficha técnica
Título: Revista Gerador
Nº 1 - Julho 2014
Periodicidade: Trimestral
Tiragem: 5000 exemplares
Proprietário e editor: Associação Cultural Gerador
Av. Infante Santo, 60L - 3ºA
1350-179 Lisboa 

-------------------------------------------------
XICO SANTOS

Síntese biográfica

Francisco Santos nasceu em Faro há 33 anos.

Viveu em Lisboa durante o tempo de formação em Arquitectura. Regressou depois a Faro, mas no final de 2008 mudou-se para a Suécia.

Enquanto viveu em Portugal, e até data recente, o desenho e a ilustração foram os seus hobbies, tendo participado em exposições, em Faro e Lisboa. 

Nos últimos tempos pôs de parte, temporariamente, a Arquitectura, dedicando-se mais à ilustração e à banda desenhada (chegou a produzir uma webcomic). Na BD manteve colaboração com a Associação Tentáculo, no fanzine Zona - Nippon 2 (Maio 2013), com a bd "Foi Mais ou Menos Assim".

(Elementos biográficos baseados em texto publicado na Revista Gerador. Aqui fica a devida vénia.)

---------------------------------------------------
Para os visitantes que quiserem ver postagens anteriores relacionadas com o tema BD Portuguesa em revistas não especializadas bastar-lhes-á clicar no respectivo item visível em rodapé

Sem comentários: