sábado, agosto 23, 2014

Exposições BD Avulsas (Guarda) - Exposição de Mangá


Cheguei ontem à Guarda em passeio familiar. Hoje, como sempre faço quando estou fora de Lisboa, comprei um dos jornais da região, neste caso o O Interior, editado aqui mesmo na cidade antigamente dita dos três éfes, forte, feia e fria (1), e tive de imediato uma boa surpresa: uma tira vertical de banda desenhada no estilo japonês da mangá, intitulada "Yonkoma - Japan Fest" (2) assinada por Leila Gonçalves, mangaka desconhecida para mim, e que faz referência a um evento de cariz nipónico logo na primeira vinheta, em cujo balão de fala (com boa legendagem) se pode ler: "Hoje vamos falar sobre a festa do Japão na Guarda: o Oppidana Japan Fest". 

Ao que parece, já não é a primeira tira publicada. Tentarei mais informações posteriormente. 

Desta vez prefiro pôr a tónica na informação acerca do evento a que se refere a bd, e que consegui graças à rede social facebook: trata-se de um evento que se inaugura neste sábado, 23 de Agosto, que constará de uma exposição de mangá e de workshops dedicados a três quadrantes japoneses: à mangá, ao bonsai e ao judo.

A festa japonesa tem vários apoios (3) entre os quais o da Embaixada do Japão, e realiza-se no jardim José de Lemos.

(1) Forte é, as torres e os restos de muralhas ainda impressionam; fria é, mesmo sendo Verão, ontem à noite já estava bem "fresquinho". Feia é que não, pelo menos a cidade que hoje vemos é bem atraente.

(2) Yonkoma - Leila Gonçalves usa este vocábulo pouco conhecido para classificar a sua banda desenhada em estilo japonês. Com efeito, yonkoma é uma mangá composta por quatro vinhetas iguais em tamanho ordenadas de cima para baixo.

(3) Entre os apoios indicados no cartaz chamou-me a atenção a de uma desconhecida para mim Associação Portuguesa de Manga. Pelo google não localizei esta novel (suponho) entidade, apenas localizei a ABRADEMI - Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustração, criada em 1984 (!) com o apoio da minha amiga Sônia Luyten.  

Ilustra o presente "post" o cartaz do "Oppidana Japan Fest", da autoria de Leila Gonçalves

--------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes sessenta "posts" sobre exposições avulsas (ou seja, não inseridas em festivais BD), poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD Avulsas visível no rodapé  

Sem comentários: