terça-feira, agosto 19, 2014

11º Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação - 2014






O Estúdio Olindomar dos irmãos Sousa, Olímpio e Lindomar, mantém a realização anual na capital angolana do mais importante evento dedicado à BD na África Lusófona, o Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação - Luanda Cartoon/2014, que dá início à sua 11ª edição a 20 de Agosto, cuja se prolongará até 30 do mesmo mês.

Como representante de Portugal estará este ano Nuno Saraiva, a convite do Estúdio Olindomar e dos Serviços Culturais da Embaixada de Portugal em Angola, Instituto Camões, no âmbito de um projecto na área cultural inserido na cooperação cultural Portugal/Angola. 

Nuno Saraiva, reconhecidamente um dos mais talentosos e prolíficos autores da moderna BD lusitana, irá desenvolver grande actividade no decorrer do evento, e estará representado condignamente com uma exposição individual na galeria do Instituto Camões (Avenida Portugal-Luanda), com 20 pranchas de BD, tendo em destaque a banda desenhada "No Céu como na Terra", anteriormente publicada a ritmo semanal no jornal Sol, e ilustrações de "O Soldado Milhões", recentemente editadas pela Pato Lógico, com textos de José Jorge Letria.

O nosso compatriota organizará também dois workshops entre 25 a 29 de Agosto:
1) Workshop de banda desenhada para jovens e adultos - a construção de um livro em trabalho de equipa;

2) Workshop de Diário Gráfico para uma BD - a desenvolver a partir de apontamentos em diário gráfico desenhados nas ruas de Luanda.

Estão também programados debates e conferências dirigidos por Nuno Saraiva, onde ele apresentará o seu já substancial currículo, e traçará um panorama actual referente ao universo da banda desenhada e ilustração portuguesa.

Olímpio de Sousa, um dos organizadores, fez saber que haverá a participação das obras de banda desenhada e cartune de vinte e quatro autores, designadamente Altino Nobre, Nelo Tumbula, Horácio de Mesquita, Tché Gourgel, Lindomar de Sousa, Nuno Saraiva (Portugal) e Barly Baruti (República Democrática do Congo).

-------------------------------------------------------------------
NUNO SARAIVA

Síntese autobiobibliográfica e foto actual


Nuno Jorge de Avelar Teixeira Saraiva, Lisboa, 27 de Agosto de 1969.
Adquiriu formação académica na FBAUL-Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e no IADE-Instituto de Artes Visuais Design e Marketing. 
É professor de Ilustração e BD no AR.CO - Centro de Arte e Comunicação Visual.
A sua vasta produção de banda desenhada está espalhada por fanzines (Banda, Comic Cala-Te, Hips!, Efeméride), revistas (Ego, Cosmopolitan) e jornais (O Fiel Inimigo, depois apenas Inimigo, neste sob o pseudónimo Ketch, Independente, Mundo Universitário).
Parte dessa produção está reunida em álbuns: Filosofia de Ponta, sob argumentos de Júlio Pinto, com três tomos editados; para o mesmo argumentista desenhou "Arnaldo o Pós-cataléptico" e "Guarda Abílio". A fazer duo com Paulo Patrício, este enquanto argumentista, desenhou a série "Escrita Fina", publicda no semanário Expresso entre 2004 e 2005.
A "solo" realizou "Os Dias de Bartolomeu", "Zé Inocêncio", "As Aventuras Extra Ordinárias de um Falo Barato".
Faz parte actualmente do colectivo TLS-The Lisbon Studio, onde tem colaborado no TLS Webmag.
É também importante a sua obra na ilustração, designadamente nos livros, de temáticas diversas, "A Crise Explicada às Crianças - Para Miúdos de Direita e Para Miúdos de Esquerda", sob texto de João Miguel Tavares, "Caríssimas 40 Canções - Sérgio Godinho", e "Isto É Um Assalto", com texto de Francisco Louçã e Mariana Mortágua.
Tem estado presente em diversas exposições de BD e Ilustração, individuais e colectivas.
Em 2006 criou imagens para dezasseis receitas de culinária, usando imagens de carácter erótico com os rostos de actores e actrizes do cinema internacional.
Em 2010 foi galardoado com o Prémio Stuart de Desenho de Imprensa, criado por El Corte Inglés e Casa da Imprensa, por uma ilustração sua para a capa do suplemento Ípsilon do jornal Público
É o representante de Portugal no 11º Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação - Luanda Cartoon, em Agosto de 2014.

-------------------------------------------------------------------
Para ver as postagens anteriores referentes a eventos de banda desenhada, ou que a incluam, bastará clicar no item: Festivais, Salões BD e afins, visível no rodapé  

Sem comentários: