sábado, março 15, 2014

Encontros Peripatéticos de BD



Como é sabido, especialmente por quem se interessa por filosofia, houve na Grécia Antiga uma instituição filosófica chamada Escola Peripatética, fundada por Aristóteles, em que as suas aulas decorriam enquanto passeava com os discípulos.

Este conceito foi aproveitado por um apreciador de BD, Pedro Silva (esclarecimento aos bedéfilos: não é o da Livraria BdMania) que começou a organizar passeios com pessoas ligadas por idêntica bedefilia - uma ideia original e inédita, em Portugal e, se calhar, em qualquer outro país - dando-lhes o sugestivo título Encontros Peripatéticos de BD, de que entretanto se realizaram dois.

E é já hoje, Sábado, 15 de Março, que terá lugar o 3º Encontro, a iniciar em pleno Chiado, à porta da Brasileira. A que se seguirá um passeio até à Rua Anchieta, onde costuma haver uma feira de livros, de literatura e de banda desenhada.

---------------------------------------------------------------------------------
Resumo histórico, segundo texto do organizador Pedro Silva:

"(...) O primeiro encontro teve lugar na Graça. Encontrámo-nos num cafezinho na Graça e depois descemos até à Feira da Ladra em conversa e sempre atentos a bancas de Banda Desenhada.


O segundo encontro começou num pub em Cascais, vivendo um pouco a mística de E. P. Jacobs e as personagens de Blake e Mortimer, depois subimos até à Livraria Galileu, onde encontrámos algum material interessante e muita, muita conversa.


Depois tentei organizar um almoço no Centro Geodésico de Portugal, para ser igual para todos, na altura do Natal, mas a fraca adesão e a época em si não permitiram tal evento.

Seguidamente comecei a organizar o 3º Encontro no sábado dia 15, desta feita no Chiado para um encontro na Brasileira e um passeio até à Rua Anchieta para a esperança de encontrar os habituais vendedores de Banda Desenhada.
------------------------------------------------
Programa distribuído pelo organizador 

BD PASSION

3º ENCONTRO PERIPATÉTICO DE BD

15 de Março de 2014
Pequeno-almoço na Brasileira e passeio pelo Chiado
 

Fantástico local de passeio e convívio,… de culto e muitos Alfarrabistas. Onde a magia toma conta de nós, e somos obrigados a uma viagem que nos leva sempre, até onde a imaginação, conseguir chegar. Longe….



São inúmeros os recantos, as ruelas  e ruas que albergam estes ninhos de cultura, como por exemplo a Rua Anchieta e as Escadinhas do Duque, etc. 

Pois é nestes ninhos que aparecem sempre umas obras fantásticas que nos faltam por diversas razões.

Porque a colecção e a série inacabada assim o exige, porque é uma obra que nos toca pela nostalgia de um determinado momento de nossas vidas, ou simplesmente, porque crescemos, mudamos de casa,… algumas coisas vão ficando esquecidas e acabam perdidas, e por um acaso aparecem à nossa vista, e o momento, é então, mágico.

Assim para o 3º Encontro Peripatético convido-vos, para em companhia, tomar um pequeno-almoço na Brasileira pelas 8.30/ 9h, seguido de um périplo pelo Chiado da nossa Lisboa.


Lista de confirmações (Pelos nomes do FaceBook)
Elisabete Almeida
Jorge Thorgal
Josh
Luis Valente
Paulo Santos
Pedro Silva
Rui Cartaxo
Rui Pedro
Victor Mesquita

---------------------------------------------------------------------------------------------
Imagens que ilustram o presente "post":

1) Vinheta escolhida pelo organizador para ilustrar o convite aos participantes
2) Fachada do café "A Brasileira" (com um ângulo da estátua de Fernando Pessoa em primeiro plano), local do início do encontro
 

Sem comentários: