terça-feira, julho 16, 2013

Concurso de Banda Desenhada - Organização da Associação Chili Com Carne


O concurso de banda desenhada que hoje aqui se divulga apresenta-se com uma frase bem humorada, à maneira de Marcos Farrajota, seu principal responsável: "TOMA LÁ 500 PAUS E FAZ UMA BD!!! 

Bom, as coisas não se vão passar bem assim, na realidade será mais tipo "FAZ UMA BD E PODE SER QUE GANHES 500 PAUS"

Seja como for, a ideia é boa, e um prémio de 500 paus (sim, já é tempo de se chamar paus aos euros, tal como fazíamos em relação aos desactivados escudos...).

Quem organiza o inesperado concurso é a Associação Chili Com Carne - CCC, e para a respectiva divulgação conta com um imaginativo cartaz da autoria de Sílvia Rodrigues (olhe-se ali para cima, para o topo do "post").

Claro que por trás desta boa intenção está o inferno cheio, onde se destaca uma bem pragmática: a de arranjar sócios para a Associação CCC, porque só eles podem concorrer. Mas não é difícil nem caro preencher esse requisito.

Está tudo bem explicadinho no texto que a CCC distribuiu. Por isso, o melhor é mostrar o regulamento, e para tal nada como um cómodo "copy paste". 

REGULAMENTO E COMENTÁRIOS DA ORGANIZAÇÃO

A BD portuguesa queixa-se mas o que falta é iniciativa, como aliás, tudo neste país de deprimidos! A Associação Chili Com Carne é cosmopolita e extremamente saudável para saber o que fazer!

Vamos organizar um concurso interno para se fazer uma BD! Um livro de BD! Um livro com BD's! Um livro de BD's de um autor! Um livro de BD's de vários autores!!! Afinal não sabemos o que queremos fazer...


Para quem?
Para Sócios da CCC com as quotas em dia - não é sócio? então é de tocar neste LINK.

O prémio monetário?
É sim! 500 paus! 500 Euros!

Quem decide o vencedor?
Uma parte da actual Direcção da Associação Chili Com Carne - a saber: Marcos Farrajota, Joana Pires, Sílvia Rodrigues, Ricardo Martins e Rudolfo

Sendo que no caso de algum elemento do júri decida concorrer com algum projecto, iremos convocar outros elementos da Direcção para avaliação.

Datas?
7 de Outubro é a entrega dos projectos!
21 de Outubro é anunciado o vencedor!
Dezembro 2013 ou em 2014 é publicado o livro!

Regras de apresentação dos trabalhos?
- O livro não tem limite de páginas e (eventualmente) de formato, mas porque desejamos inserí-lo nas nossas colecções já existentes - Colecção CCC, LowCCCost (de viagens), THISCOvery CCChannel (de ensaio, embora ainda não tenhamos editado nada em BD nesta colecção), ... - o vencedor terá mais hipóteses de ganhar se o apresentar num formato das colecções.
- Preferimos o preto e branco mas a cor não está afastada de ser abordada!
 

- Envio do seguinte material:
a) texto de apresentação do(s) autor(es),
b) pequeno portfolio de 5 imagens,
c) sinopse do projecto
d) planeamento por fases (com datas)
e) envio de 20% do total da BD, sendo que o minímo serão 4 páginas seguidas e 16 planeadas.
- Todos estes elementos devem ser entregues em PDF, em serviço de descarga em linha (sendspace, wetransfer,...) cujo endereço deve ser enviado para o e-mail ccc@chilicomcarne.com

"Mas afinal sempre sabem o que o que querem?"
Sabemos que podem ser estas hipóteses:
- Uma BD longa de um autor ou com parceiros
- Um livro com várias BDs do mesmo autor (desde que tenham uma ligação estética ou de conteúdo)
- Uma antologia de vários autores com um tema comum


-----------------------------------------------------------------------------
Qualquer visitante deste blogue que tenha curiosidade de ver anteriores regulamentos de concursos de BD, poderá fazê-lo clicando no item Concursos de Banda Desenhada visível no rodapé

Sem comentários: