quinta-feira, junho 27, 2013

Escola e BD - Livros Escolares com BD (I) - A Odisseia, por Rodrigues Neves









A banda desenhada baseia-se em duas componentes, o texto literário ou argumento, complementado pela sua concretização em imagens sequenciais, formando assim a figuração narrativa, ou banda desenhada, que vale por si própria enquanto expressão literário-artística autónoma. 

Mas a verdade é que a BD tem sido usada, com alguma frequência, como forma subsidiária ou suporte de outras formas de expressão, designadamente a literatura, adaptando obras literárias consagradas à forma desenhada sequencialmente.

É nesta faceta que a BD, funcionando como suporte visual, tem sido aproveitada nos manuais escolares, desde longa data - digamos que desde os anos de 1950, a meio do século passado -, como é o caso do livro "Mar Alto - Volume I", dirigido por Virgílio Couto.

Neste livro de leituras várias - contos, poesias, histórias tradicionais - incluem-se várias obras literárias adaptadas à BD.

Para iniciar esta nova rubrica (ou etiqueta, como quer a nomenclatura bloguística), seleccionei a versão de A Odisseia feita por João de Barros, ilustrada sequencialmente por Rodrigues Neves, arquitecto e autor de BD já falecido.

Tomo a liberdade de reproduzir o texto com que é apresentada esta adaptação do poema épico de Homero a texto literário por João de Barros:

"Esta é a história gloriosa de Ulisses, o navegador das mil façanhas e ardis, o herói grego que - depois do cerco, tomada e incêndio de Tróia, cidade célebre da Ásia Menor - visitou as terras mais diversas, conheceu gentes estranhas, e enfeitiçou a alma de povos distantes. 
Num frágil navio, errou sobre as ondas incertas, cheio de angústia, transido de aflição, perseguido por monstros cruéis, abandonado de socorros.
Tudo venceu, afinal, mercê da inteligência, da audácia e, sobretudo, da sua clara e serena razão."  

Sem comentários: