quinta-feira, março 28, 2013

Webcomics (VII) - Lusitano, por Bruno Matos





Há super-heróis de BD que nascem não se sabe bem onde, mas sempre com origens importantes, entre eles há até um milionário. Ao invés, um super-herói português - nascido num pequeno e pobre país - só poderia ter por berço um fanzine, editado por um amador, como é norma.
Assim aconteceu com o Lusitano, surgido no Luso Comix Fanzine (nº1 - Dezembro de 1995), editado em Almeirim por dois jovens amigos - o desenhador Bruno Matos e o argumentista Nuno Duarte

Ambos organizaram uma exposição, nesse mesmo ano, com as pranchas da banda desenhada onde surgia o luso super-herói. Fui de propósito a Almeirim, terra que não conhecia, a convite já não sei de quem, para conhecer "Os Bons, os Maus e os Vilãos - 60 Anos da B.D. Norte Americana", título com que se apresentava a mostra de BD ao estilo dos "comics" yankees. Tenho a ideia que foi nessa altura que conheci o Nuno Duarte, mas não me recordo de Bruno Matos.

Voltando ao Lusitano: no Luso Comix Fanzine ele surgia a protagonizar dois episódios, intitulados "A Verdade do Lagarto" e "Um Conto de Natal", a propósito da época em que era editado o zine.

O episódio "A Verdade do Lagarto" até teve direito a preencher uma pequena publicação independente, editada pela Câmara Municipal de Almeirim, e oferecida aos visitantes da exposição. Devido a isso, tenho um precioso exemplar, ao lado do Luso Comix, na minha colecção fanzinística.

Em relação ao então muito jovem argumentista Nuno Duarte, ele é, desde longa data, um amigo que vejo com alguma frequência. As suas aptidões levaram-no para a empresa "Produções Fictícias", além de ter continuado a escrever argumentos para BD - e quase poderei afirmar que o do Lusitano terá sido a sua estreia como argumentista.

Do Bruno Matos só me restava a imagem da sua assinatura nos desenhos, por estranho que isso pareça. 
Posso acrescentar, para justificar este pormenor, que tenho de memória o aspecto gráfico de dezenas de assinaturas de autores de BD, portugueses e estrangeiros, e o Bruno escrevia o "o" final em tamanho grande, como o prestigiado Fernando Bento fazia com o "o" final de Bento, pormenor que me chamou a atenção. 

Foi portanto com surpresa que, em meados de 2012, se me depararam algumas pranchas de um webcomic que então se iniciava, sob o título "Lusitano", um nome de que bem me recordava ainda. Era o regresso do nosso super-herói, o primeiro do seu género de origem portuguesa.

Acompanhei as pranchas que iam aparecendo semanalmente. A primeira, a 5 de Setembro desse ano de 2012, localizava a acção em Calecute, no ano de 1498, e as imagens mostravam caravelas pertencentes à armada de Vasco da Gama, um início algo insólito e desajustado para uma história em que actua um super-herói, por muito lusitano que seja. Mas com o decorrer da trama entende-se a aparente desconexão.
 
Quanto ao autor, lá estava, logo na vinheta inicial, a respectiva indicação - argumento e arte: Bruno Matos.

Reencontrava-me assim com o improvável super-herói, "nascido" em Almeirim,  e com o autor, que apenas conhecia de nome.

Como tinha visto no blogue um comentário do meu bem conhecido Dan Maia, dele obtive o contacto emailístico de Bruno Matos, a quem pedi autorização para mostrar algumas pranchas do seu webcomic

E aqui ficam elas, como teaser destinado a suscitar o interesse dos bedéfilos, para as irem ver na totalidade, ao blogue

http://www.lusitanobd.blogspot.pt


As imagens que ilustram o presente "post" são as seguintes (de cima para baixo):
Prancha 22 (última) - 30 Janeiro 2013
         "      21                - 23 Janeiro 2013
         "       7                 - 17 Outubro 2012     
         "        5                -   3 Outubro 2012
         "        4                - 26 Setembro 2012
         "        2                -12 Setembro 2012
         "        1                -   1 Setembro 2012
Última  imagem (em baixo) - "Capa da primeira aventura do Lusitano, um super-herói 100% português" (assim faz a apresentação o próprio autor Bruno Matos).

Comentário deste bloguer: Será, de facto, a primeira aventura, mas apenas no universo virtual da internet.

Porque, na realidade palpável do objecto de papel, a primeira aventura foi "A Verdade do Lagarto", reproduzida nas páginas do fanzine Luso Comix

 ---------------------------------------------------------------------------
Bruno Matos  
Fausto Bruno Oliveira de Matos, nascido em Benguela, Angola, a 29 de Agosto de 1975, é formado em Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto Superior de Novas Profissões, com uma pós-graduação em Produção de Televisão no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. 
Trabalha actualmente na RTP, tendo mudado em data recente da área das auto-promoções para a redacção de programas diários.

Bibliografia

 Agosto/2009 – Autor do livro Illusya – O Reino Encantado,
   Saída de Emergência. Lisboa
                                                                                                                                         -Julho/2007 – Autor do livro O Campo Fénix, da colecção “Estranhos Visitantes”,
   Editorial Presença. Lisboa;
- Agosto/2005 – Autor do livro Heróis e Monstros, da colecção “Estranhos Visitantes”,
   Editorial Presença. Lisboa;
 Junho/2005 – Autor do livro O Poder Interior, da colecção “Estranhos Visitantes”,
               Editorial Presença. Lisboa;
 - Novembro/2002 – Autor do livro O Legado Final, da trilogia “Os 5 Moklins”,
               Editorial Presença. Lisboa;
- Março/2002 – Autor do livro O Herdeiro Perdido, da trilogia “Os 5 Moklins”,
  Editorial Presença. Lisboa;
– Novembro/2001 – Autor do livro A Herança Moklin, da trilogia “Os 5 Moklins”,
               Editorial Presença. Lisboa;
- Março/2001 – Ilustrador do livro Histórias que apanharam bicho, de Alexandre Honrado, Editora Terramar. Lisboa;
- Outubro/2000 – Ilustrador do livro A Gesta do Magriço, de Alexandre Honrado, Câmara Municipal do Barreiro. 

página oficial:

facebook:

e_book:
http://www.myebook.com/index.php?option=ebook&id=170114

---------------------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados neste tema, iniciado em 28 Janeiro 2012, e que queiram ver os seis "posts" anteriores, poderão fazê-lo clicando na etiqueta Webcomics visível em rodapé

Sem comentários: