quinta-feira, janeiro 31, 2013

Palestras sobre BD


É sempre importante para a BD que, nos jornais, se escrevam críticas, se divulguem eventos, e que se publiquem bandas desenhadas de autores portugueses e, eventualmente, de estrangeiros.

Sobre todas essas componentes irá falar o jornalista Carlos Pessoa, numa palestra intitulada Banda Desenhada e Imprensa em Portugal

Tendo trabalhado mais de vinte anos no jornal Público - saiu há pouco tempo de lá, atingido pelas medidas de redução de pessoal -, Carlos Pessoa, a par do seu trabalho redactorial generalista, foi sempre escrevendo sobre banda desenhada nas páginas daquele matutino, especialmente nos suplementos de fim de semana.

A sua actividade em prol da BD espelha-se também na publicação de estudos em livros, ou em obras de sua exclusiva autoria, ou em colaboração com outros críticos e estudiosos.

Escritos em seu próprio nome há três "Guias de Leitura", cada um deles incidindo sobre as personagens Tintim, Corto Maltese e Lucky Luke. 
Em co-autoria tem a seguinte bibliografia:
"Heróis da BD", onde se compilam textos seus e de Nuno Franco, publicados no jornal Público entre Maio de 2000 e Fevereiro de 2001.
Colaborou com o jornalista Vítor Quelhas numa colecção de três cadernos, intitulados "Entre Nós", editados pelo Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem - CNBDI (Amadora), com entrevistas a José Carlos Fernandes e Cosey, os dois primeiros, e conversas com seis jovens no terceiro, intitulado "Novos Autores Portugueses". 


Entidade organizadora, local e hora:

GATAfunho loja de livros

Rua do Trombeta, nº 1 D 
(É no Bairro Alto; a partir do Largo do Calhariz, sobe-se a Rua da Rosa, corta-se à direita na 2ª transversal, e em seguida volta-se à direita na 1ª transversal)

Sábado, 2 de Fevereiro, às 21h

---------------------------------------------------------------
A ilustrar o presente "post" está a bd "The Dark Side of Van Dog - Duelo ao Pôr do Sol", da autoria de A. Pilar - uma das 100 bandas desenhadas publicadas entre Dezembro de 2004 e Dezembro de 2008, numa rubrica coordenada por este bloguer no semanário gratuito Mundo Universitário, muitas das quais se podem visionar, indo à coluna "Etiquetas" e clicando no item "Banda Desenhada portuguesa nos jornais".

3 comentários:

Nuno Neves disse...

Olá Geraldes, qual o dia e a hora da palestra?

Geraldes Lino disse...

Viva, Nuno

Hoje, Sábado, às 21h

Geraldes Lino disse...

Viva, Nuno

Hoje, Sábado, às 21h