segunda-feira, dezembro 24, 2012

BD Portuguesa em revistas não especializadas (XLIX) - Revista CAIS








Compro sempre, há anos, a revista Cais. Merecem-me consideração as suas finalidades altruístas, mas também a acompanho mensalmente por saber que - no início da publicação, de forma esporádica, agora já com regularidade - há bandas desenhada nas suas páginas.

Recentemente, André Oliveira ficou a tomar conta do espaço dedicado à BD, duas páginas, mais uma tira tipo bd/cartune. E sendo essencialmente argumentista, apoia-se em gente com talento para o desenho, que transforma os seus argumentos em bandas desenhadas curtas, de duas pranchas.

Mas desta vez, no nº 178/Novembro 2012 (em cima, a reprodução da capa), aconteceu a novidade: com desenhos sequenciais de Joana Afonso, foram publicadas duas pranchas da bd "Se Vale a Pena", uma história localizada em Lisboa, com a surpresa de aparecer no fim da segunda página a tradicional frase das bandas desenhadas não auto-conclusivas, "continua no próximo número".

Esperei pela edição deste mês de Dezembro, para ler/ver a continuação ou a finalização daquele episódio, onde um ancião chamado Nicolau - popularizado pelo nome de "Pai Natal" - se queixa da dureza dos tempos que correm.

Apesar disso, umas castanhas quentes e doces dão alento - na conclusão simples desta história - para valer a pena continuar a enfrentar as dificuldades.
-----------------------------------------------------------------------------
Os visitantes do blogue interessados em ver as 48 postagens anteriores desta rubrica, poderão fazê-lo clicando no item Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas em BD, inserido no rodapé

3 comentários:

André Oliveira disse...

Obrigado pela divulgação, amigo. Entretanto peço desculpa pelo erro que cometi: "timing" escreve-se com um M e não dois. Enfim, é chato mas acontece... Grande abraço e Feliz Natal.

Geraldes Lino disse...

Viva, amigo André

Devo dizer-te que detectei esse erro assim que li a banda desenhada.

Hesitei entre chamar-te a atenção, ou evitar chatear-te, visto que já não havia hipótese de corrigires.

E como já tenho má fama de estar sempre a fazer correcções aos textos (cheguei à conclusão que as pessoas ficam ofendidas e/ou envergonhadas), não te disse nada.

Afinal, deste tu pelo erro, ou alguém te chamou a atenção.

E fica-te bem essa atitude de assumir publicamente o erro.

Grande abraço. Festas Felizes e Bom Ano Novo de 2013, com muita saúde e continuação da tua actividade em prolda BD.

Geraldes Lino disse...

Em prol da BD (e não em "prolda" BD, este teclado está com problemas na tecla de espaçamento)