domingo, outubro 14, 2012

Exposições BD Avulsas (XXVI), Fernando Pessoa na BD... e não só (XVIII)

 

 


Fernando Pessoa talvez nunca se tenha interessado por banda desenhada - ou, como se dizia em tempos anteriores, histórias aos quadradinhos (*).

Mas, em contrapartida, o poeta que se pulverizou em heterónimos é bastante apreciado na BD, tanto por banda-desenhistas portugueses, como também pelos quadrinhistas brasileiros ou por historietistas espanhóis, como é o caso recente de Laura Pérez Vernetti (Barcelona, 1958), autora da obra banda-desenhística Novela Gráfica: Pessoa & Cia.
Neste blogue há exemplos concretos da afirmação acima, quem tiver curiosidade, por exemplo, em ver uma banda desenhada do brasileiro Laerte poderá fazê-lo clicando na etiqueta "Fernando Pessoa na BD", visível no rodapé.

Mas o interesse deste tipo de tratamento em figuração narrativa não se esgota na publicação do livro. Tanto assin que, na 5ª feira, dia 18 deste mês de Outubro, pelas 18h30, inaugurar-se-á uma exposição homónima da recente novela gráfica da autora espanhola, na conceituada Casa Fernando Pessoa, quiçá a primeira vez que a banda desenhada lá entra (antes, o mais aproximado que vi na área expositiva pessoana foram ilustrações vagamente aparentadas com BD, de Richard Câmara).

Igualmente inédito naquela casa, tanto quanto sei, será o facto de a exposição ser complementada pelo lançamento de um álbum de BD (edição portuguesa da Leya/ASA), exactamente a citada "Novela Gráfica: Pessoa & Cia". Haverá também uma mesa redonda, onde participarão António Jorge Gonçalves, Filipe Abranches e Golghona Anghel, com moderação de Sara Figueiredo Costa.

Imagens que ilustram o blogue:
1. Capa do álbum   
2. Casa Fernando Pessoa
Rua Coelho da Rocha, 16 (Campo de Ourique) - Lisboa
3. Reprodução do Convite para entrada na Casa Fernando Pessoa 

(*) Ainda há hoje quem prefira essa definição, que considero algo redutora, e dificilmente aplicável às bandas desenhadas criadas na modernidade por autores/artistas da craveira de Will Eisner, Frank Miller, Robert Crumb, Art Spiegelman, Hugo Pratt, Moebius, Schuiten e Peters, Marjane Satrapi, Joe Sacco, e tantos outros, que nas suas obras elevam a BD a níveis artísticos e/ou ficcionais que nada têm a ver com muitas das pueris histórias aos quadradinhos.

Informação "a posteriori", em 18 Out. - Fui surpreendido com a presença, na casa Fernando Pessoa, da autora/artista Laura Pérez Vernetti, que esteve presente na mesa redonda, e deu autógrafos (na lista de nomes que me forneceram para este "post", não constava o nome dela). 

-----------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes vinte e seis"posts" do presente tema, poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD avulsas, ou prefiram ver os dezoito relacionados com o tema  Fernando Pessoa na BD... e não só ambos visíveis no rodapé (mas terão de clicar num de cada vez)


Sem comentários: