sexta-feira, julho 13, 2012

Exposições BD avulsas (XXII)


Inaugurou-se ontem, 12 de Julho, 5ª feira, na SNBA - Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, uma exposição de ilustração e banda desenhada.

Uma notícia que me foi dada, de chofre (nunca tinha tido qualquer informação sobre a existência deste curso, e sem possibilidade de estar presente, por não estar em Lisboa), pelo meu amigo Ricardo Correia, que foi o professor de um curso de Ilustração e BD que decorreu entre Outubro de 2011 e Julho de 2012, com aulas semanais, naquela antiga e conceituada instituição artística e cultural, sendo que a exposição é composta pelas obras finais do Curso de Iniciação à Ilustração, em que se incluiu um exercício de banda desenhada (felicito-o, Ricardo Correia, por não esquecer as suas origens de bedéfilo).

Na exposição estão patentes oito bandas desenhadas (sete de duas pranchas cada, e uma de prancha única).

Aqui se registam os nomes dos (das) autores (autoras) das bedês, pela ordem (casual, presumo) que me foi fornecida pelo prof.):

Maria Luiza Bragança
Isabel Atalaia
Celina Gil
Maria Vidigal (a autora das duas pranchas que ilustram o presente "post")
Manuel Andrade
Mário Rodrigues
Paula Ruivo
Ana Lourenço

Amavelmente, foram-me enviadas pelo Ricardo as duas pranchas de uma das bandas desenhadas expostas, da autoria de Maria Vidigal. Não vi esta nem as restantes bedês (estou no Algarve, mais propriamente em Sagres), mas, pela amostra, fico cheio de curiosidade em apreciar a totalidade, o que poderei fazer (melhor, poderemos fazer, todos os apreciadores de BD) até 3 de Agosto, de 2ª a 6ª feira, das 12h às 19h (excepto feriados), na SNBA - Rua Barata Salgueiro, nº 36 (em frente da Cinemateca Portuguesa).


Mais uma boa notícia: as bandas desenhadas expostas serão incluídas num fanzine, a editar por um colectivo formado pelo professor Ricardo Correia e os seus alunos, o que constitui uma iniciativa muito positiva e inédita.  
------------------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os anteriores vinte e dois "posts" do presente tema, poderão fazê-lo clicando no item Etiquetas: Exposições BD avulsas, visível no rodapé

Sem comentários: