sexta-feira, julho 20, 2012

Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas em BD (XLVIII)


Veja-se a coincidência: ainda ontem, no post que aqui afixei, tinha mencionado o facto de só ter a revista Cais do mês de Junho. E não é que hoje, ao passar pela Praça do Aeroporto (vulgo "rotunda do relógio"), vejo um daqueles infelizes conhecidos como "sem abrigo", devidamente identificados como vendedores da revista, já com o nº175 de Julho /Agosto. Para quem não saiba, a Cais custa apenas 2€, sendo para o vendedor 70% do preço de capa.

Claro que a primeira coisa que fiz foi procurar a habitual banda desenhada de duas pranchas. E lá estava ela, colorida, com o respectivo título bem visível: Isto Não É o México...

Autores? Pedro Carvalho, desenhador, e André Oliveira, argumentista. Embora tal não esteja escrito, eu sei que é o André que está a coordenar este espaço dedicado à BD, além de escrever os argumentos para todos os autores que ele próprio convida. Grande tarefa! E tenho a convicção que ele a vai desempenhar por muito tempo, não é pessoa para desistir ou cansar-se.

Os vigentes tempos de crise estão subjacentes à trama do episódio:
"Vamos passar as férias num parque público a cinco minutos de nossa casa? - diz uma das personagens.
"E que mal tem isso?" - responde-lhe outro dos intervenientes no diálogo. "Devemos aprender com o nosso Primeiro Ministro e ver esta experiência também como uma oportunidade é inspiradora".

E, sim, a realidade inspira a ficção, e espelha-se visivelmente nesta banda desenhada, torna-a interveniente.  
-----------------------------------------------------------------
Os visitantes do blogue interessados em ver as 47 postagens anteriores desta rubrica, poderão fazê-lo clicando no item Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas em BD, inserido no rodapé
  

Sem comentários: