segunda-feira, maio 07, 2012

Banda Desenhada Infantil Portuguesa (X)






Há relativamente pouca banda desenhada infantil portuguesa, e motivado pela flagrante lacuna, iniciei neste blogue uma rubrica dedicada a esse tema em 22 de Maio de 2006, data do post em que mencionei uma bd da dupla Pedro Morais (desenho) e Luís Almeida Martins (argumento).

Seguiram-se-lhes vários outros autores: Carlos Roque, depois José Abrantes, ainda uma outra dupla formada por João Amaral (desenho) e Isabel Afonso (argumento) - que assinavam Gui & Joca. Chegou então a vez de Agonia Sampaio e, por fim, em "post" datado de Nov. 29, 2010, uma obra de carácter didáctico (apesar da pretensão, com demasiados erros ortográficos), intitulada "Tó & Kika, não ao Acidente", de autores desconhecidos. 

Há muito que não mexia no tema, até que se me deparou, no blogue Leituras de BD (*) do meu amigo Nuno Amado aka "Bongop", no post datado de 2 Abril 2012, uma banda desenhada que considerei muito interessante, intitulada Diferentes, assinada por uma dupla feminina (coisa muito invulgar na BD portuguesa), formada por Petra Marcos (desenhadora) e Aida Teixeira aka Diabba (argumentista), com o apoio (de qualidade) do colorista Rui Moura.

Com a devida autorização das autoras e do meu confrade bloguista, aumento hoje a lista de nomes que já apresentei aqui no blogue.
Claro que falta o Pedro Leitão, mas, que eu saiba, ele só tem obras publicadas em álbum, enquanto que apenas me tenho cingido às bedês editadas em diferentes suportes (jornais, revistas, fanzines e, como é agora o caso, na base virtual da blogosfera).

Para terminar: devo dizer que me surpreendeu a desenvoltura estilística de Petra Marcos porque, apesar de a ter conhecido há uns anos no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, pouco conhecia das suas capacidades desenhísticas, embora ela me tivesse dito que era capaz de desenhar a personagem Tank Girl, de quem é assumidamente fã.

Felicito-a, tal como à imaginativa argumentista Aida Teixeira, e ao sensível colorista Rui Moura. Fico à espera de ver mais obras do trio neste registo de BD para a infância. 


----------------------------------------------------
Quem quiser ver as nove postagens anteriores deste tema, pode fazê-lo com facilidade, bastando para isso clicar na etiqueta Banda Desenhada infantil portuguesa que aparece no rodapé

3 comentários:

Unknown disse...

Ola,

Tenho um blog dedicado a manter viva a memorias das revistas Disney e diversa BD Europeia (http://tralhasvarias.blogspot.com).

Mais recentemente e a pedido de alguns dos visitantes decidi expandir o blog a outras revistas velhitas portuguesas, como Mundo de Aventuras, O Falcao, Seleccoes Tio Joao, etc.

Por exemplo a categoria do Falcao ja tem pagina propria:

http://tralhasvarias.blogspot.com/2012/05/o-falcao-todos-os-numeros.html

Se tiveres algumas revistas e tempo, sera que terias oportunidade de partilhar alguns numeros do Falcao (ou outras) atraves do envio de digitalizacoes das paginas?

Se gostavas de colaborar nesta aventura entra em contacto comigo atraves do meu email:

gramps.gramps@gmail.com

Desculpa a intromissao,

Abco,
Nuno

Pedro Martins disse...

Eu não sei se é permitido divulgar neste blogue, mas como o mesmo é direccionado a banda desenhada deixo aqui o meu blogue onde publico semanalmente a banda desenhada que estou a escrever http://jumpfromthesky.blogspot.pt/
visitem e comentem de maneira a poder evoluir com os vossos comentários, obrigado !

Anónimo disse...

E moleza