quarta-feira, julho 27, 2011

Publicidade (Didáctica, Política, Comercial) em BD (III)

Luís Pinto-Coelho é assumidamente fã do motociclismo, e publicamente reconhecido como autor da popular série de banda desenhada "As Odisseias de Um Motard", centrada no castiço herói Tom Vitoín.

Mas ninguém em Portugal pode viver apenas da banda desenhada - aliás, neste país, na área das artes, não é possível a quem quer que seja viver em exclusivo só de uma delas. Concretamente, quem tem talento para o desenho, por exemplo, necessita expandir-se por outras áreas, designadamente ilustração e publicidade.

Pois foi nesta última faceta que, por mero acaso, descobri recente trabalho de Pinto-Coelho: trata-se de um folheto publicitário (formato A6) a cores, dividido em seis vinhetas, mostrando um pequeno episódio localizado em Lisboa - a primeira vinheta tem por cenário o Largo do Chiado, com as estátuas de Fernando Pessoa e o poeta Chiado a defrontarem-se - folheto esse legendado em inglês, obviamente direccionado para os visitantes estrangeiros da capital portuguesa, a serem sugestionados pelas divertidas imagens da banda desenhada, e pela frase publicitária "rent a scooter".
------------------------------------------------------
Vejam as duas postagens anteriores deste tema, clicando no item Etiquetas: Publicidade em BD, visível no rodapé

2 comentários:

adr disse...

1-De vez em quando poderia ser interessante recuperar algum anúncio mais antigo. Estou-me a lembrar de vários do clique e flash (jOSÉ rUY)
2-Na coluna lateral do blog poderia ser colocado em destaque um link para os posts antigos com as ligações de sites/blogs/etc

Geraldes Lino disse...

Caro (desconhecido) adr.
Agradeço o seu contacto e sugestões.
No que se refere a publicidade em banda desenhada, os episódios do clique e flash, de José Ruy, são bem representativos. E há até outros mais antigos, nomeadamente de José Antunes e Zé Paulo (e de outros autores mais recentes, até tenho mini-álbuns, à espera de vez), isto na BD portuguesa, e há imensos na BD estrangeira, especialmente em revistas brasileiras e em comic-books americanos.
Fazer um trabalho sobre esse tema implicaria um blogue inteiro... e deixar de tratar de outros assuntos, como venho fazendo há seis anos...
Quanto a esse requinte informático de criar links para os posts antigos, não é que não tenha já pensado muitas vezes no assunto, mas nunca o fiz dadas as minhas limitações nessa área. Ou seja, por palavras nuas e cruas: não sei fazer.
Mas também é verdade que, no concernente ao meu próprio blogue, tenha a coluna das categorias (que misericordiosamente me ensinaram a fazer), onde qualquer visitante tem a possibilidade de visionar o tema que lhe interessar.
Saudações cordiais (e bedéfilas).
GL