quinta-feira, julho 21, 2011

Curtas de BD (Autores portugueses - VI) Fil e Gabriel Martins

"Cabaret Monstra" é o título de uma banda desenhada curta - curtíssima, apenas duas pranchas -, da autoria de Fil, desenhador, e Gabriel Martins, argumentista.

Trata-se de um episódio insólito, concretizado num estilo que se poderá classificar de realismo fantástico, protagonizado por uma stripper aparentemente sedutora, a despir-se nas cinco vinhetas iniciais, ao longo de toda a primeira prancha, mas alterando radical e surpreendentemente a sua figura humana na segunda prancha, e última.

O conceito, embora não totalmente inédito mas, apesar de tudo, em variante bem concebida, está concretizado com eficácia por Fil - aliás, Filipe Lopes - que representou com assinalável correcção o corpo feminino, e demonstrou imaginação na concepção da figura da personagem monstruosa, além da sua invulgar sensibilidade cromática na colorização (figuras e fundos) da breve narrativa visual.

"Zona Monstra" teve lançamento na "Monstra", Festival de Animação realizado anualmente em Lisboa, por isso é perfeitamente compreensível a preocupação dos editores e colaboradores que os episódios tivessem componentes miméticas relativamente ao evento de acolhimento.

Nota: A bd "Cabaret Monstra" foi extraída de Zona Monstra (nº6 - Março de 2011), edição aperiódica da Associação Tentáculo.
-----------------------------------------------
Os interessados em ver as cinco postagens anteriores deste tema, poderão facilmente fazê-lo clicando no item Curtas de BD (Autores portugueses), visível no rodapé.

Sem comentários: