terça-feira, outubro 19, 2010

Alex Gaspar - 1965/2010



Alex Gaspar

Síntese biográfica
 
Alexandre Manuel António Gaspar Dias nasceu em Moçambique, cidade da Beira, a 7 de Novembro de 1965.

Estudou Belas Artes nos E.U.A., no Delegado Community College, e frequentou o Curso de Design de Comunicação na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

Participou com trabalhos de banda desenhada, fotografia, ilustração e design para inúmeros jornais e também para revistas várias, designadamente Público, Europeu, Independente, Expresso, Diário de Leiria, Jornal de Leiria, O Fiel Inimigo (depois apenas O Inimigo), Coice de Mula, Inform A.A.L., Antígona, Eurídice, Fora do Texto.
Há igualmente bandas desenhadas suas reproduzidas em suportes invulgares, como, por exemplo, em ementas para bares (Stephens Bar, Libertate) e para um restaurante.

Esteve presente em numerosas exposições de aguarelas e ilustrações em galerias e bares (de Leiria, Tomar, São Martinho do Porto, Nazaré, Coimbra e Moura). Todavia, em exposições de BD, apenas foi incluído numa, em 2008, integrada no Festival Vírus de Ilustração, BD e Animação de Leiria, a sua cidade de residência.


Ainda em 2008, no mês de Junho, colaborou pela primeira vez no fanzine Efeméride (nº3) com a bd brejeira S.O.S. Tinto, de excelente recorte estilístico, para a obra colectiva "Super-Homem no Século XXI", onde também inclui Batman e Tintin.

Em Janeiro de 2009 Alex volta a colaborar no citado fanzine (editado por este bloguista), no seu quarto número, então dedicado ao tema "Tintim no Século XXI", com o episódio O Caso do Perfume Verde, além de ter realizado uma estupenda ilustração para a respectiva contracapa, de nível escatológico e humorístico em grau elevado, muito de acordo com o seu feitio bem humorado e irreverente.

Atacado por uma doença implacável, detectada no passado mês de Janeiro, Alex Gaspar foi internado no IPO de Coimbra, onde acabou o percurso da sua vida no dia 16 do presente Outubro.

2 comentários:

Alberto Soares disse...

Paz á sua alma. È sempre tiste quando alguém tão novo parte, mesmo não o conhecendo senão pela sua obra.

Os meus sentimentos á família.

Anónimo disse...

Caro amigo, Geraldes Lino, obrigado por esta singela homenagem a um excelente desenhador e um extraordinário ser humano. Contudo, permita-me uma correcção. O Alex Gaspar integrou mais uma exposição de BD, no ano 2000, no Arquivo Distrital de Leiria, no âmbito da exposição «Um Balanço do Século», sobre desenhadores de Leiria. Está incluído no catálogo, então publicado. Um grande abraço,
Paulo Moreiras