domingo, julho 11, 2010

Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas em BD (XLIV) . Cais - Autor: Vasco Martins




Se há temas populares de que a banda desenhada não desdenha, o futebol é um deles.

World Cup aos quadradinhos, com uma personagem que se mantém em todas as vinhetas o "chefe de família".

Um "chefe de família" à maneira tradicional, de pijama e pantufas (ainda existirá, hoje em dia, tal personagem?), refastelado no sofá, em frente do ecrã da televisão, a ver o quê? o campeonato do Mundo de futebol, pois claro.

Ora o nosso "herói" chefe-de-família, é mostrado a pedir à mulher para lhe trazer uma mini, outras adormecido e a ressonar, enquanto que a respectiva consorte (este nome tem laivos de machista...) aparece, de vez em quando, a fazer perguntas de ingénua ignorante ("que equipas são essas?), e o filho participa sempre que há ocasião para gritar "Portugal", mas o que ele quer, no fim de contas - e sabe-se isso na última vinheta da bd - é ver o canal Panda...

Uma interessante bd, todavia não assinada - porquê, Vasco Martins? - com pormenores imaginativos, como acontece nas vinhetas em que a equipa lusitana está a jogar e o trio familiar grita "Portugal! Portugal! Portugal!", com a bandeira nacional inevitavelmente à janela, mas só nessas alturas. Um gague bem achado!

(BD extraída da revista CAIS (nº 151 - Maio 2010 - www.cais.pt)
----------------------------------------------
O presente tema tem 43 "posts" anteriores, que podem ser vistos facilmente clicando no item Banda Desenhada portuguesa em revistas não especializadas em BD visível no rodapé.

1 comentário:

Anónimo disse...

esta bd é de Maio?
entao tiro o chapeu ao caro Vasco, previu correctamente que Portugal seria eliminado nos oitavos.

chega-te para lá, ó Polvo!