sexta-feira, julho 02, 2010

Autores portugueses editados no estrangeiro (III) JCoelho









Quando um autor português de Banda Desenhada é editado no estrangeiro, isso equivale a algo classificável de internacionalização.

Passar a fronteira tem sido possível a ilustradores de BD, quando o seu talento o justifica. Eduardo Teixeira Coelho, Vítor Péon e Fernando Bento foram os primeiros a conseguir projectar-se em Espanha, França, Inglaterra e Itália.

A actual geração também já está representada em vários países europeus, e alguns - cujo estilo se encaixa melhor no género dos super-heróis - conseguiram mesmo ser publicados nos comic-books editados nos Estados Unidos.

Hoje apresento imagens criadas por JCoelho (Jorge Coelho), para o episódio Below the fold, sob argumento de Eric Skillman, também responsável pela colorização, embora sobre base de cor cinza do próprio desenhista português.

A peça em apreciação, ao estilo e formato de comic-book (ligeiramente mais pequeno do que o A4), apresenta-se na fórmula de obra colectiva sob o título Egg. Hard-boiled Stories, e é constituída por cinco episódios todos sob argumento e colorização (e também o desenho da capa) de Eric Skillman (All stories written [and colored] by), com desenhos dos seguintes autores:

Connor Willumsen, Jorge Coelho, Jhomar Soriano, Dan Duncan, Joe Dellagatta.
A presente publicação, apesar de origem americana, nada tem a ver com o tradicional género de histórias de super-heróis, fazendo parte da faixa editorial não pertencente ao mainstream, antes inserindo-se na franja alternativa e independente.

------------------------------------------------------
Deste mesmo episódio há uma postagem anterior, sublinhando o pormenor de o próprio banda-desenhista aparecer nele como figurante. 
Para apreciar o curioso detalhe basta ir à home page e procurar na coluna Etiquetas o item "Autor de BD como personagem da sua banda desenhada"

------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens deste tema poderão fazê-lo facilmente, bastando clicar no item Autores portugueses editados no estrangeiro

http://almirantefujimori.blogspot.com
jcoelho.deviantart.com
www.ericskillman.com

---------------------------------------------
(II) Fev. 22 - Eduardo Teixeira Coelho
2010 - Daqui para cima

(I) Dez. 30 - Vasco Colombo
2009 - Daqui para cima

Sem comentários: