segunda-feira, junho 28, 2010

Bolsas mensais para autores de BD e outros artistas, sem limite de idade


Bolsas para artistas de todos os temas, da Banda Desenhada à Pintura, sem limite de idade nem restrições à nacionalidade, e de tema livre para todas as áreas, é uma invulgaríssima iniciativa que vai entrar em vigor a partir de 1 de Julho (*), levada a efeito a nível individual por Rui Tavares, eurodeputado eleito pelo Bloco de Esquerda.

Li isto no jornal i, de 5 deste mês de Junho, numa mini-entrevista intitulada "3 Perguntas Essenciais", feita pela jornalista Sónia Cerdeira. Mas só hoje divulgo a novidade porque as regras completas da candidatura apenas estarão patentes a partir de 1 de Julho no sítio

http://www.ruitavares.net/bolsas

http://ruitavares.net/bolsas/regulamento

As candidaturas deverão ser apresentadas até ao dia 1 de Outubro de cada ano; aliás, as primeiras bolsas devem ser atribuídas nesse mesmo mês de Outubro.

As candidaturas serão feitas através do formulário disponibilizado online no sítio da Internet www.ruitavares.net/bolsas

O formulário de inscrição é preenchido e entregue online

Para validação da candidatura, após o envio do formulário, os candidatos recebem via e-mail uma declaração que integra todos os dados indicados pelo candidato, a qual deverá ser impressa e enviada por correio dirigido a:

Rui Tavares
Deputado do Parlamento Europeu
Largo Jean Monnet, nº 1 - 6º andar
1269-070 Lisboa

Entretanto ficou já a saber-se, na mini-entrevista, que as bolsas podem durar seis meses (*), não impõem limite de idade - repito, por ser da máxima importância -, têm é de estar, no seu conjunto, dentro do pé de meia dos 15oo euros mensais.
Restrições (lógicas): não se podem candidatar funcionários do Parlamento Europeu, da Assembleia e do BE.

E acrescenta Rui Tavares: "Não vou dar a bolsa a conhecidos, mas a perfis interessantes".
Mas o bacano é rico? (interrogações que surgirão de imediato).

"Tiro do meu salário 1500 euros todos os meses. Há alguns meses que ando a fazê-lo (...) Convenhamos que é pouco dinheiro", explica ele.
Daí a cláusula a impor que o projecto a concurso terá de estar limitado aos mil e quinhentos euros mensais. Mas não deixa de ser, mesmo assim, uma iniciativa inusitada e digna de admiração (digo eu, embora acredite que, sendo os portugueses os mais desconfiados da Europa, haverá com certeza alguns comentários tipo bota-abaixo ou a descobrir intenções dúbias nas entrelinhas...)

(*) Hoje, dia 2 de Julho, fui de novo ver o blogue de Rui Tavares, para ver se já lá estaria o regulamento de candidatura às bolsas. Ainda não está...

... mas já lá está agora, dia 14 de Julho, até talvez já lá estivesse antes, eu que só hoje voltei a mexer neste tema, e fui verificar; aliás acrescentei dois endereços úteis.
Li algures que são privilegiadas bolsas de duração curta (entre um trimestre e um ano).

Mas o melhor mesmo é os interessados estudarem bem o regulamento, acessível no site cujo endereço mostro logo no início do "post"

1 comentário:

Gio disse...

As bolsas existem em que cores? Combinam com gravatas com riscas?
Um abraço