domingo, dezembro 20, 2009

Banda Desenhada portuguesa em jornais (CXVI) - Jornal Sol/suplemento Tabu - Autor: Nuno Saraiva




"Natal é sempre que um homem quiser", um cliché que agora dá jeito, porque esta banda desenhada com o título "O Natal de Emanuel", da série Na Terra como no Céu, criação semanal de Nuno Saraiva, já é do ano passado.

Ok, eu próprio não estou a perceber bem qual a relação entre uma coisa e outra, mas, vá, serve para justificar, o desfasamento entre a publicação da bd, em 20 Dez. 2008 (
in "Tabu", suplemento/revista do jornal Sol), e a reprodução neste blogue passado exactamente um ano.


Já vou contar tudo, tim-tim por tim-tim: vi esta bd à data da publicação, e pensei em reproduzi-la aqui. Mas meteram-se outros temas, diferentes postagens, e decidi guardar para o Natal seguinte, este em que estamos à porta.
 

E pronto, cá está ela, iniciada com dois cartuchos de texto bem demonstrativos do humor do Nuno - aqui algo desencantado, a raiar mesmo um tom amargo, como demonstra o episódio, com laivos de veracidade até à cena dos recibos verdes, pelo menos - ele que, cada vez mais, demonstra grande versatilidade e abrangência como autor completo de BD (desenho, argumento, cor, legendagem, é tudo dele!) e também na capacidade de trabalho (duas pranchas por semana).

Leia-se então o tal texto inserido nas duas vinhetas iniciais:

1ª vinheta:
"Esta é mais uma daquelas histórias típicas na banda desenhada, com enredo tão exagerado e com um final tão absurdo que ninguém no seu perfeito juízo acredita que possa espelhar alguma realidade deste ou de outro país.
Estamos na quadra da paz, do amor, do espírito da partilha... É Natal...!"

2ª vinheta:
"Emanuel andava à rasca há meses. Divorciado, contas para pagar, sem namorada mas a fazer olhinhos a uma linha de crédito fácil, com um filho de seis anos, prestes a entrar para a escola, et cetera, et cetera... Emanuel tinha, naquele Natal, decidido procurar trabalho mal remunerado, chato, mas fácil."

Não resisti a copiar estes dois textos, tipo teaser, tentando assim empurrar os amigos visitantes para a leitura completa da peça.
------------------------------------------

Para ver as 115 postagens anteriores deste mesmo tema, basta clicar sobre o item Banda Desenhada portuguesa nos jornais, indicado no rodapé

Sem comentários: