domingo, junho 29, 2008

Tertúlia BD de Lisboa - 287º Encontro - 1 Jul. 08 - Homenageada - Monique De Rom (Roque)


A mais importante finalidade desta associação informal é exactamente a de travar conhecimento pessoal com autores de BD, desenhadores ou argumentistas. Será isso o que mais uma vez vai acontecer na Tertúlia BD de Lisboa, no seu 287º Encontro (XXIII Ano) com a presença de uma argumentista, que será a personalidade Homenageada, na qualidade de argumentista de banda desenhada.
Monique De Rom (Santos Roque, por casamento) é cidadã belga, nascida em Bruxelas, onde conheceu e casou, em 1960, com o ilsutrador-autor de BD português Carlos Roque, quando este era colaborador da revista Tintin.
Monique trabalhou como argumentista com o seu marido, tendo ambos criado duas populares personagens, Angélique e Wladimyr (a primeira em fins da década de 60, a segunda na de 70), sendo que o pato Wladimyr se tornou conhecido em Portugal, visto ter sido publicado pela revista Selecções BD (2ª série).
Monique de Rom completou, no seu país, o Curso de Ciências Comerciais e Consulares, no Instituto Superior de Comércio, após o que trabalhou no Euratom - Organismo da Comunidade Europeia. No período da sua vida passado em Portugal, Monique deu lições de francês no Banco de Portugal e no INA - Instituto Nacional de Administração.
Em Bruxelas, Monique e Carlos Roque foram galardoados com o Prémio Internacional St. Michel, em 1976, na especialidade BD de Fantaisie.
----------------------------------------------------------
Nota: As homenagens prestadas pela Tertúlia BD de Lisboa, desde Agosto de 1985, através de atribuição de DIPLOMA DE HONRA aos homenageados, têm contemplado:
I - Autores de Banda Desenhada, desenhadores e argumentistas, portugueses e estrangeiros, tanto consagrados como outros com obra de menor dimensão, sejam desenhadores ou argumentistas, distinguidos, sempre que possível, por ordem cronológica (eventualmente a título póstumo).
II - Personalidades diversas, além de autores, que se englobaram em ciclos específicos, até agora os seguintes:
- Estudiosos, investigadores, críticos e divulgadores de BD (a continuar)
- Colaboradores/as literárias de revistas de banda desenhada
- Editores e directores de revistas de banda desenhada, directores artísticos, responsáveis gráficos, chefes de redacção e coordenadores (a continuar)
- A Mulher Portuguesa e a Banda Desenhada
- Revista de BD "Visão"
- Editores de fanzines. Ano 1972
- Ilustradores
- Cartunistas (só os que também já fizeram BD, mesmo que escassa)

Sem comentários: