sexta-feira, novembro 02, 2007

Banda Desenhada portuguesa nos jornais (LXXII) - Mundo Universitário - Autor: Filipe Goulão

Prancha da banda desenhada A capa não faz o monge, da autoria de Filipe Goulão

E assim continua o desfile de bandas desenhadas curtas, autoconclusivas numa única prancha, no jornal Mundo Universitário. (esta na edição nº 83, de 29 Out. 07). Uma publicação dedicada em exclusivo aos estudantes das universidades e/ou institutos superiores, que abrange quase todo o país (com excepção das Caldas da Rainha, mistérios quase insondáveis da distribuição).
Desde há dois anos, primeiramente ao ritmo quinzenal, de há um ano para cá com a periodicidade semanal, sempre, sem uma falha (até agora, três pancadas na madeira) tenho conseguido pressionar os autores-artistas nacionais a fazerem bandas desenhadas para este jornal, de tema livre, mas com uma recomendação minha: dêem um toquezinho que tenha a ver com a universidade, nem que seja aproveitarem para cenário a fachada de uma qualquer faculdade.
Hoje, a arte e o argumento são de Filipe Goulão. Continuo à espera do irmão, um pouco mais velho, o Paulo Goulão, que comigo colaborou na revista Selecções BD (fui colaborador das 1ª e 2ª séries, já não me recordo em qual delas é que o conheci ).
---------------------------------------------
Para quem quiser ver a lista de colaboradores deste suplemento "BD" que coordeno há dois anos no jornal Mundo Universitário, basta fazer "page down" (ou "scroll down") até chegar ao "post" de Out. 25, onde há um índice remissivo com os nomes dos autores e respectivas datas de publicação.

Sem comentários: