sexta-feira, setembro 01, 2006

Álbuns de BD imprevisíveis e difíceis de obter (II) - "As Bodas de D. Dinis e Isabel de Aragão em Trancoso" - Autor: Santos Costa

Capa do álbum com a obra em banda desenhada As Bodas de D. Dinis e Isabel de Aragão em Trancoso, da autoria de Santos Costa

Santos Costa (ou Fernando Jorge Santos Costa, como assina na última prancha do álbum), tem obra publicada já significativamente vasta, em revistas (o melhor exemplo é a "Mundo de Aventuras"), jornais e álbuns. Neste último caso, várias deles com o apoio da autarquia, sempre que se trata de factos históricos relacionados com Trancoso, ou com figuras de relevo trancosense, como é o caso da controversa personagem de nome Bandarra.
Este apoio prestado pela Câmara Municipal da cidade de Trancoso é facto meritório, que demonstra, da parte dos responsáveis autárquicos, notável abertura para a Cultura e a Arte, onde tem cabimento a Banda Desenhada. A primeira prancha do álbum, onde se toma conhecimento da ointenção do jovem rei português D. Dinis de arranjar esposa. O monarca, que tinha tomado posse do trono em 16 de Fevereiro de 1279, contava na altura apenas 21 anos.
Toma-se conhecimento de tais pormenores graças ao trabalho de pesquisa do autor, que acumula o trabalho artístico com o de pesquisa. O resultado final, neste tipo de obras - que apresenta sempre forte componente didáctica - é útil para a divulgação de factos históricos em vastas camadas da população.
--------------------------------------------------
As Bodas de D. Dinis e Isabel de Aragão em Trancoso
Autor: Santos Costa
Álbum em formato A4, brochado, com 16 páginas (uma de rosto, as restantes 15 com a banda desenhada), em papel "couché"
Capa e miolo em quadricromia
Tiragem: 3000 exemplares
Data da edição: Outubro de 2005 (informação colhida do autor, visto que a ficha técnica é omissa em relação a esse pormenor).
Nota: Há edição similar também em castelhano (como diz na ficha técnica) e inglês.
Editor:
Câmara Municipal de Trancoso
---------------------------------------------
"Post" remissivo
Há outro texto referente a este mesmo tema. Para o ver basta clicar na rubrica "Archives", na data abaixo indicada.

2006
(I) Agosto, 8 - "O Passeio de Inês" - Autor: Carlos Rocha

Sem comentários: