quarta-feira, agosto 09, 2006

BD portuguesa em jornais e revistas não especializadas (XVIII) - BD Jornal - BD de Filipe Andrade (desenho), Filipe Pina (arg.)

Prancha da banda desenhada BRK, da dupla Filipe Andrade (desenhador) e Filipe Pina (argumentista)

Eis uma nova dupla na banda desenhada portuguesa, onde não são muito habituais estas ligações entre desenhador e argumentista. Eis um tema curioso, em que seria mister falar das excepções que contrariam esta afirmação, mas que a confirmam; talvez eu próprio comece a tratar do assunto...

Filipe Andrade já era meu conhecido há dois ou três anos, conhecimento esse estabelecido no Salão Internacional de Banda Desenhada da Sobreda, pelo que já tinha contactado com o seu talento. Ainda bem que também o meu amigo J. Machado-Dias travou conhecimento com ele (com eles), porque, neste momento, é praticamente a única possibilidade de um novo autor (ou uma dupla, como é o caso) verem a sua obra publicada a cores.

Nota: À laia de apresentação ("preview", dizem eles, ou "teaser", dizem outros), da bd BRK foram publicadas duas pranchas: a que está aqui reproduzida e a seguinte, no BD Jornal nº 13 - Junho 2006 (edição bimestral)

Sem comentários: