sexta-feira, março 17, 2006

Linguagem e Convenções Gráficas na BD - Picado e Contrapicado (I) - Autores: Phill Jimenez e Andy Lanning


O virtuosismo dos autores/artistas da Banda Desenhada manifesta-se nos vários pormenores estilísticos, nos enquadramentos, nas perspectivas, na expressividade dos rostos, na expressão corporal, na naturalidade da gesticulação.

No que se refere aos enquadramentos mais representativos do talento do artista incluem-se o picado (ou, na terminologia inicialmente utilizada, por influência do idioma francês, "plongée"), que, como se sabe, é o termo técnico usado para designar uma tomada de vistas de cima para baixo, e contrapicado (ou "contre-plongée"), que se aplica à cena observada de baixo para cima.

Sendo esses enquadramentos bastante frequentes, explorados esteticamente desde a BD Clássica, ocorreu-me mostrar, a pouco e pouco, algumas imagens representativas, desenhadas pelos mais diversos autores.

Ao rever um "comic-book" da DC (nº 181, Jul. 2002), dedicado à Wonder Woman, na série "Battle for the Lost World", deparou-se-me uma bem representativa vinheta (neste caso, vinheta-prancha, visto ocupar uma página inteira).

São seus autores Phil Jimenez (desenho a lápis), Andy Lanning (passagem a tinta/Arte Final).

2 comentários:

Anónimo disse...

Em termos fotográficos, sou um viciado no contra-picado.
Na BD, penso que um exemplo razoável de existência abundante de picados e contra-picados seja o famoso "Major Alvega".
Afinal, nos céus não há muito que escolher. Os caças e os bombardeiros não tinham um kamasutra de opções: por cima ou por baixo e pronto!

Geraldes Lino disse...

Tens razão e tens graça, Graça. Talvez um desses dias aproveite alguma imagem do Major Alvega. Obrigado pela sugestão.