domingo, dezembro 11, 2005

VISÃO - revista de Banda Desenhada, 1975-76 (II)



Continuando a análise da trajectória da revista, mas dando um salto para o sexto número, verifica-se que a capa, ilustrada por Pedro (Pedro Massano), apresenta a data de 15 de Junho, mas no editorial são pedidas desculpas pelo enorme atraso, o que significa que apareceu no mercado bem mais tarde.

Nesse mesmo texto são avisados os leitores de que, devido a problemas económicos e outros a nível de entendimento (desentendimento, se calhar seria mais o caso), iria ser aproveitado o mês de Agosto para reestruturar a actividade interna da editora Edibanda - Sociedade Editorial de Banda Desenhada, Lda., entidade sediada em Lisboa, de existência tão efémera quanto a respectiva revista.

O interregno foi maior do que o previsto. O nº7 tem a data de 10 de Outubro. O nº8, de 10 de Novembro, respeita a nova periodicidade mensal. Mas o nº9 só sairia a 20 de Janeiro de 1976. A partir do nº10, datado de Fevereiro, os responsáveis da revista, surpreendem os leitores - e os estudiosos de hoje - ao passarem a classificar a publicação como álbum, vocábulo que aparece na capa nessa edição, e continua presente nos restantes números: 11 (Abril)e 12 (Maio), ambos de 1976.

No que se refere a autores/artistas revelados, além dos já citados na primeira parte deste artigo (Victor Mesquita, Zé Paulo, Carlos Barradas, Zepe, Pedro, André e o argumentista Machado da Graça), que pontificam no número de estreia, haverá que citar mais alguns nomes de elevada qualidade: Duarte (José Luís Duarte), Lobinho (Isabel Lobinho), Pilar (António Pilar) e Corujo Zíngaro (Carlos "Zíngaro", hoje músico conceituado), entre vários outros autores de menor dimensão.

Nota para os bloguistas:
Este 2º artigo sobre a revista "Visão" ainda não completa o trabalho encetado no "post" anterior, que continuará com mais um texto e, seguidamente, com a publicação de notas biográficas relativas a alguns dos autores/artistas que nela colaboraram.

Sem comentários: