quarta-feira, dezembro 21, 2005

Críticas e Notícias sobre BD na Imprensa (X) - "Banda Desenhada", no jornal Diário As Beiras

Atenção: para ampliar devidamente este recorte e permitir a leitura, são necessárias duas acções: 1ª - clicar em cima, como é habitual; 2ª - Mantendo o cursor em cima desta primeira ampliação, esperar que apareça, no canto inferior direito, um ícone (quadrado, de cor alaranjada, com quatro setas azuis, uma em cada ângulo do quadrado) e clicar-lhe em cima.

Coordenada e redigida por João Miguel Lameiras, a rubrica "Banda Desenhada" teve início a 14 de Maio de 1994, e é publicada nas edições de sábado do jornal "Diário As Beiras" (a  sede é em Taveiro), com distribuição mais visível em Coimbra.

De carácter abrangente, os textos de Lameiras tanto podem falar de festivais de BD (nacionais e estrangeiros), como fazer crítica a obras de autores estrangeiros e portugueses.

É exactamente sobre o que se vai editando entre nós, tanto na área das editoras profissionais como na dos editores amadores (faneditores), que incide o mais recente texto a que tive acesso, no jornal publicado em 10 de Dezembro.

No artigo reproduzido neste "post", o crítico/divulgador coimbrão aponta para o aparecimento,em datas recentes, de "um punhado de autores portugueses a mostrar que, afinal, a BD nacional continua viva".

Como prova do que afirma, Lameiras refere o regresso de José Carlos Fernandes, com o 5º volume da Pior Banda do Mundo, mais uma incursão do veterano José Garcês pela BD de temática histórica, com a História de Faro, e saúda Miguel Rocha que, após uma ausência de dois anos, está de novo visível com o volume O Tempo das Papoilas, onde se reúnem duas histórias, sendo uma a Borda de Água (que Lameiras classifica como o melhor e mais equilibrado trabalho de Rocha), e Um Passeio no Campo, "mais uma história de iniciação, passada no ambiente da lezíria ribatejana onde o autor viveu a sua infância", conforme palavras do crítico.

Um espaço literário/bedéfilo que se recomenda a quem tiver acesso ao jornal. É pena que não seja distribuído em Lisboa, mas quem tiver algum amigo em Coimbra, pode tentar obter o exemplar de sábado. Vale a pena o esforço.

3 comentários:

Manel disse...

É realmente uma personalidade muito importante para a divulgação da BD. É de pessoas como ele, e como o Sr. Lino, que a banda desenhada precisa!
Como também gosto imenso de banda desenhada (e também gosto de desenhar umas coisitas) tenho tenatdo entrar em contacto com ele mas não encontro o seu contacto em parte alguma. Por acaso o amigo Geraldes não me sabe dizer como posso entrar em contacto com ele? Ficaria imensamente agradecido!
Muito obrigado e parabéns mais uma vez pelo excelente blog!

Geraldes Lino disse...

O meu amigo Lameiras tem o seguinte endereço de email: jmlameiras@netvisao.pt

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP What does the buttercup mature root ranunoulus create http://www.gay-3.info/free-gay-cartoon-hentai-galleries.html Mature 'commercial paper' Access + lipitor Raven riley the famous model Older milfs who like black facials Chubby pics isuzu auto parts 300 flowers cold case Retirement planning pasco county Botox and duur http://www.anal-fucking-2.info/korean_mature_fuck_films.html Filthy mature mom Lamborghini gallardo roadster volvo xc 90 replacement tires Sex cams credit card needed