terça-feira, dezembro 13, 2005

Críticas e Notícias sobre BD na Imprensa (IX) - "Coluna da Nona Arte", Jornal de Almada


Reprodução parcial da rubrica "Coluna da 9ª Arte", publicada no "Jornal de Almada" de 9 Dezembro 2005

A "Coluna da 9ª Arte" não foi a primeira rubrica sobre Banda Desenhada a publicar-se em jornais portugueses. Mas, pelo facto de estar no 22º ano de existência (data de estreia: 6 de Março de 1983), constitui, actualmente, o mais antigo espaço jornalístico do género em publicação, pese embora o escasso impacte que consegue, devido ao facto de estar inserido num semanário de índole regional, o "Jornal de Almada".

O coordenador e redactor assina por "Alfa Zulu" pseudónimo de um bedéfilo bem conhecido por outro pseudónimo, o de "Luiz Beira". Permito-me abrir a boca para dizer isto, porquanto o recorte que é reproduzido no cabeçalho deste "post" tem a caricatura do dito cujo "Alfa Zulu", mas quem conhece o "Luiz Beira" sabe que o retrato/caricatura (da autoria de Eugénio Silva) até está parecido com o original.

Ao longo dos anos, o citado crítico e divulgador, e também animador cultural (foi ele o fundador do GBS-Grupo Bedéfilo Sobredense, responsável pelo evento Sobreda BD) criticou/divulgou obras de BD nacionais e estrangeiras, entrevistou autores, maioritariamente portugueses, mas também de outras nacionalidades, fez crónicas e reportagens.

Em suma, trata-se de um esforçado bedéfilo, com acção meritória no panorama da divulgação da BD Portuguesa.

Sem comentários: