sexta-feira, outubro 28, 2005

Jornais com Banda Desenhada - Mundo Universitário - nº 24 de 24 Out. - Uma b.d. de Fritz


Mais uma edição do quinzenário gratuito "Mundo Universitário" que está distribuído pelas Universidades do país, nas bonitas eatantes metálicas concebidas espcialmente para o efeito.

Para além de vários temas bem dissecados, apoiando-se os jornalistas-repórteres em depoimentos de conhecedores, como é o caso, por exemplo, do artigo "Moda de uma geração".

Mas o essencial que interessa para este blogue e respectivo bloguista, é o facto de haver no jornal uma página dedicada à publicação de BD.

Desta vez o espaço mostra um episódio simultaneamente cómico e intrigante. Através de um traço rápido, num estilo desenvolto e simples, assiste-se a uma cena de um par que dança. De repente, ela pisa um "punaise" e rapidamente começa a perder volume até ficar reduzida a uma vaga forma humana vazia. Mas também ele tem algo de estranho: na extremidade da cauda que lhe pende do corpo há uma ficha, como se ambas as personagens fossem, afinal, dois seres artificiais.

FRITZ

Síntese biográfica

O criador desta bd é um autor/artista espanhol que assina com o pseudónimo de "Fritz", mas cujo nome é Ricardo Olivera Almozara.
Conhecemo-nos no 1º Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, onde estava visionável uma mostra de ilustrações e bandas desenhadas de sua autoria. Admirei o seu estilo, e convidei-o para futuras colaborações.

Fritz, nascido em Cádiz, tem já um currículo valioso, somando ilustrações para livros, desenhos publicitários, e a edição do fanzine "Radio Ethiopia". Foi nele que, em 1997 criou a série "Las criaturas de la tierra incierta", sob a forma de bandas desenhadas curtas, no estilo da que acaba de ser reproduzida no corpo do jornal "Mundo Universitário".

Nota: Este texto constitui colaboração gratuita para o jornal Mundo Universitário.

1 comentário:

Anónimo disse...

What a great site » »